Atualidade
CÂMARA DA TROFA CONSERVA E RESTAURA ESPÓLIO DE JOSÉ FERREIRA THEDIM
30 de Maio de 2023
0 comentários

UNIVERSIDADE PORTUCALENSE É A ENTIDADE RESPONSÁVEL PELOS TRABALHOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOS MODELOS DO AUTOR DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA QUE ESTÁ NA CAPELINHA DAS APARIÇÕES NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

 

A Câmara Municipal da Trofa iniciou em 2021, em parceria com a Clínica de Conservação e Restauro da Universidade Portucalense, os trabalhos de conservação e restauro do espólio de José Ferreira Thedim, autor da imagem de Nossa Senhora de Fátima que está na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, desde 1921.

 

Empenhada na preservação deste saber-fazer, a Câmara Municipal da Trofa publicou em 2017, o livro “A produção de Arte Sacra do Vale do Coronado” e adquiriu as coleções da oficina Stúdio Nossa Senhora de Fátima e do autor da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, José Ferreira Thedim.

 

Este trabalho tem sido fundamental para a preservação desta memória coletiva, em fase de inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

 

Posteriormente, os Santeiros de S. Mamede do Coronado foram classificados por a primeira das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, e em fevereiro de 2023, a Autarquia Trofense e o IEFP arrancaram com o primeiro curso de formação profissional na área da escultura e pintura, na antiga escola de Feira Nova, em S. Mamede do coronado, tendo como formadores, alguns dos santeiros ainda em atividade. 

 

Travar os fenómenos de degradação existentes na coleção, restituindo-lhe estabilidade física, química e mecânica foram os principais objetivos da Autarquia Trofense quando iniciou este projeto, procedendo também ao registo fotográfico do estado inicial e durante o tratamento aplicado.

 

Os trabalhos de limpeza e conservação contemplam, entre outras técnicas, limpeza, desinfestação, estabilização dos elementos metálicos, ligação de fragmentos soltos e preenchimentos pontuais em zonas de maior fragilidade.

 

Os cerca de 300 modelos constituem um importante legado material e imaterial, permitindo através da sua conservação, enriquecer o acervo dos Santeiros de São Mamede do Coronado.

 

A intervenção realizada considerou o especto expositivo em contexto museográfico e pedagógico, adotando uma metodologia mais abrangente, não se limitando apenas a ações conservativas, mas também intervenções que permitem uma melhor leitura dos modelos.

 

O critério adotado pela Universidade Portucalense em toda a intervenção seguiu os princípios éticos e deontológicos da conservação e restauro, nomeadamente a intervenção mínima, compatibilidade, reversibilidade e retratibilidade dos materiais utilizados e o respeito pela autenticidade e integridade das peças. A conservação do espólio de José Ferreira Thedim permitiu manter os seus traços originais, respeitando sempre a autenticidade do objeto.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, “preservar o espólio dos Santeiros é fundamental para garantir a continuidade desta tradição. As criações dos nossos Santeiros são testemunhos tangíveis da nossa história e do património cultural da região, por isso, a sua preservação vai permitir que as gerações futuras apreciem e compreendam a importância desta expressão artística”.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T