Atualidade
KIARA TERRA E CINARA PISCO FORAM AS GRANDES VENCEDORAS DO CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA 2023
09 de Dezembro de 2023
0 comentários

 

CERIMÓNIA RECONHECEU KIARA TERRA COM O PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO DE MELHOR CONTO E CINARA PISCO COM O PRÉMIO DE MELHOR ILUSTRAÇÃO

 

Integrado na programação cultural anual, a Câmara Municipal da Trofa anunciou, a 9 de dezembro, na Casa da Cultura da Trofa, os vencedores do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2023.

 

Com o objetivo de fomentar a escrita criativa, valorizar a expressão literária, criar hábitos de leitura e escrita, promover os autores de língua oficial portuguesa e a ilustração na literatura infantil, o concurso tem o apoio Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e ao longo das edições mais de 6.500 autores e ilustradores de 9 países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa participaram no concurso.

 

Este ano o júri atribuiu o prémio de 2500 euros ao conto “A minha pessoa preferida”, da autoria de Kiara Terra Pupim,

 

Esta autora é Italo-brasileira, mas residente em Portugal. Atriz, narradora e escritora de profissão, tem 4 livros publicados: “A menina dos pais crianças”, “Hocus Pocus – um pai presente”, “O Tatu e a Girafa” e “Estação Mundo Mobilidade”.

 

Já o Prémio ilustração edição 2023, no valor de 2500 euros foi atribuído a Cinara Pisco,

 

Portuguesa de Alcobaça, ilustradora e designer de profissão, venceu com duas ilustrações do excerto “As cores do Arco Íris”, de Matilde Rosa Araújo. Tem vários livros publicados como o “Quem está?”, “Visto visto”, “À Roda de uma vontade”, e “A cidade a 4 patas”. Além disso, tem participações em vários filmes.

 

Em paralelo, o Júri 2023 decidiu atribuir três Menções Honrosas a

Sofia Margarida Ramos, portuguesa, de Coimbra, Arquiteta. Participou com o conto “Pum, Catrapum” e na categoria de ilustração a Cátia Oliveira, portuguesa de Barcelos, ilustradora e designer gráfica de profissão e a Vítor Silva da Rocha, ilustrador e designer, brasileiro de S. Paulo.

 

De recordar que o júri do Prémio Matilde Rosa Araujo foi constituído por Filipa Soares, Coordenadora do CEPE Espanha e Andorra (Coordenação de Ensino de Português no Estrangeiro) do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, Inês Fonseca Santos, jornalista e escritora, especialista do Plano Nacional de Leitura e guionista de espetáculos para a infância, ainda Adélia Carvalho, Licenciada em Educação de Infância, é escritora e fundadora da livraria Papa-Livros e da editora Tcharan e Artur Costa, Chefe da Divisão da Cultura, Turismo, Desporto e Juventude da Câmara Municipal  da Trofa.

 

Já no Prémio Ilustração, o júri foi composto por André Letria, ilustrador, vencedor de vários prémios e autor de diversos livros, realizador de filmes de animação e fundador da editora  Pato Lógico, que se dedicada  à edição de livros infantis, Marta Madureira,  Ilustradora especialista na área infantil e designer de comunicação e professora no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e sócia e fundadora da editora Tcharan, Adélia Carvalho, da editora Tcharan e Artur Costa da Câmara Municipal da Trofa.

 

A edição deste ano contou com a participação de 364 contos, 229 de Portugal, 115 do Brasil, 6 de Cabo Verde, 7 de Moçambique, 6 de São Tomé e Príncipe e 1 de Timor. Em relação às ilustrações, foram recebidas 45 no total, 33 de Portugal, 11 do Brasil e 1 de Cabo Verde.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T