Municipio
“LINHAS EM DESALINHO” EM EXPOSIÇÃO NA CASA DA CULTURA DA TROFA
07 de Março de 2024
0 comentários

EXPOSIÇÃO PATENTE DE 9 A 30 DE MARÇO

 

Alzira Relvas, Idalina Rosa e Rosa Araújo apresentam “Linhas em Desalinho”, uma exposição coletiva de pintura, patente na Casa da Cultura da Trofa, de 9 a 30 de março.

 

No mês de março, a Casa da Cultura da Trofa dá continuidade ao plano anual de dinamização das salas de exposição locais com a exposição coletiva “Linhas em Desalinho” de Alzira Relvas, Idalina Rosa e da Trofense Rosa Araújo. A exposição de pintura engloba o trabalho de três artistas plásticas, com linguagens muito diferenciadas.

 

A exposição coletiva assenta na abordagem plástica experimental, resultado da exploração de diferentes técnicas e linguagens artísticas. Imaginação, especulação e ficção, serão linhas que se tecem e cosem entre si, de forma a criar possíveis caminhos entre as histórias.

 

Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto, Alzira Relvas tem dedicado a sua atividade profissional ao ensino das Artes, lecionando atualmente na Escola secundária Dr. Manuel gomes de Almeida em Espinho.

Com incursões noutras formas de expressão plástica, é fundamentalmente na pintura que tem desenvolvido o seu percurso artístico, com uma vasta obra produzida ao longo de décadas. Os quadros apresentados, na corrente do abstracionismo geométrico, revelam” estruturas” que proporcionam várias camadas de leitura, várias pistas de sentidos, registados com um excelente domínio técnico.

Alzira Relvas fez parte do Grupo Missionário, grupo de intervenção nas Artes Plásticas e é membro associado da SNBA, tendo participado desde 1983, em inúmeras exposições coletivas e individuais.

 

Já Idalina Rosa, é licenciada em Artes Plásticas-Pintura, pela FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem o curso de Artes do Fogo - Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, Porto e é atualmente Professora do Quadro de Escola a lecionar a disciplina de Educação Visual 3º Ciclo.

Desde cedo sentiu a necessidade de se expressar através do desenho e da pintura. Mais tarde, nas artes plásticas, encontra novos meios para a inspiração, criatividade e sensibilidade estética, valorizando ao longo do seu percurso artístico a experimentação.

Atualmente, os seus trabalhos caracterizam-se por uma vertente fortemente geométrica, onde formas linhas e grafismos se misturam, explorando a estética e a precisão, expressando assim conceitos, através de elementos matemáticos e estruturas visuais.

 

A completar o trio de artistas da exposição coletiva, a Trofense Rosa Araújo é Professora do Quadro da Escola Básica de Ribeirão, lecionando a disciplina de Educação Visual e Oficina de Artes / Pintura, 3º Ciclo. Os seus trabalhos assentam na transmissão de movimentos e tons luminosos através de imagens intensas, formas simples e linhas livres, aliados à ideia de movimento, dinamismo, velocidade, deformação e não materialização, aproximando a Arte ao Design. Para Rosa Araújo, as cores são um elemento fundamental, onde expressa o realismo e a fantasia da composição. Os temas representados são flexíveis, não têm intenção crítica, revelam, apenas, emoções e alegria de viver. As cores são cristalinas, para delimitar planos, criar perspetiva e modelar o volume ocular. Os temas apresentados, caracterizam-se pela despreocupação do realismo, sendo mais importante a representação do que a configuração.

 

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 e sábados, das 13h00 às 18h00, com entrada livre.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T