Municipio
TROFA TEM BALCÃO DA INCLUSÃO EM FUNCIONAMENTO NOS SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL
20 de Março de 2024
0 comentários

MAIS VALÊNCIAS AO SERVIÇO DA POPULAÇÃO E DA INTEGRAÇÃO

 

Assinalando a efeméride do Dia Mundial da Síndrome de Down, a Câmara Municipal da Trofa recorda que tem, desde o início de 2024, mais um serviço ao dispor da Comunidade, o Balcão da Inclusão.

 

Localizado no Fórum Trofa XXI, o Balcão da Inclusão pretende informar, orientar e/ou encaminhar, no âmbito de determinados assuntos, como benefícios fiscais, prestações sociais, produtos de apoio, acesso à formação profissional e modelos de acessibilidades, entre outros.

 

O Balcão da Inclusão presta um serviço de atendimento especializado sobre a temática da deficiência ou incapacidade, estando direcionado para cidadãos com deficiência/incapacidade, familiares e público em geral, tem ao dispor um conato de e-mail personalizado para o contato mais direto com a Comunidade: [email protected].

 

Através deste atendimento especializado, a Autarquia Trofense procura melhorar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos que passaram a contar com um conjunto integrado de meios para acesso à informação e resolução de questões e simultaneamente promove a inclusão na sociedade.

 

Consciente da importância da temática em torno da Síndrome de Down, a Câmara Municipal, no dia em que se comemora o seu Dia Mundial reforça a importância de ter mais uma valência para a Comunidade.

 

A Síndrome de Down, também conhecida como Trissomia 21, é uma alteração genética que resulta de uma anomalia no processo de divisão celular do óvulo fecundado. Os portadores da Síndrome de Down desenvolvem uma cópia extra do cromossoma 21. Esta cópia extra afeta o desenvolvimento físico e cerebral do embrião, em diferentes graus. 

 

As pessoas com Síndrome de Down são únicas e não deixam de apresentar semelhanças com os pais e avós. No entanto, podem partilhar algumas características físicas entre si, tais como: estatura baixa, forma redonda do rosto, mãos e pés pequenos, olhos amendoados, pescoço mais curto e largo, língua grande e protuberante. A maioria das pessoas com Trissomia 21 apresenta, ainda, uma personalidade muito afetuosa.

 

Ter Síndrome de Down implica uma probabilidade mais elevada de desenvolver: perturbação do desenvolvimento intelectual/défice cognitivo de gravidade variável, problemas de fala ou perturbações da linguagem, dificuldades em mastigar, alterações na respiração ou distúrbios do sono, falta de força muscular (hipotonia) e problemas de motricidade e problemas oftalmológicos. Em cerca de metade dos casos, existe uma doença cardíaca estrutural (cardiopatia congénita).

 

Apesar de todo o caminho já percorrido, ainda há muito a refletir e a implementar ao nível desta condição, sendo fundamental a sua comunicação e apoio. O nosso principal foco é melhorar a qualidade de vida destas pessoas, bem como a dos seus familiares, para que se sintam plenamente integrados na sociedade.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T