Municipio
NOVO PARQUE URBANO DA TROFA VAI SER UM “SMART ACTIVE SPACE”
02 de Abril de 2024
0 comentários

COMUNIDADE TROFENSE CONVIDADA A PARTICIPAR NA CRIAÇÃO DESTA FUTURA INFRAESTRUTURA DESPORTIVA E DE LAZER

 

A Câmara Municipal da Trofa desenvolveu um Plano Estratégico para a criação do Parque Urbano de Real que inclui a dinamização de três sessões públicas para auscultação e participação da Comunidade Trofense, com o objetivo de recolher contributos para a delineação do plano final.

 

Com uma área de 25 hectares, o futuro Parque Urbano de Real será implementado nas margens do Ribeiro de Real, no troço compreendido entre a EN 104 (limite sul) e o Rio Ave (limite Norte), na freguesia de Bougado (São Martinho e Santiago).

 

Pretende a Câmara Municipal da Trofa, através do Plano Estratégico para o Parque Urbano de Real, definir a criação de um espaço verde público destinado ao lazer, ao desporto ativo e à valorização ambiental da área de intervenção, com a qual se pretende também definir objetivos estratégicos, atividades e ações que potenciem a criação de uma proposta de programa preliminar, com conteúdos programáticos, devidamente espacializados através de diagramas, plantas e perfis esquemáticos que permitam servir de base ao desenvolvimento do projeto de execução.

 

Um dos pontos onde a Autarquia Trofense pretende inovar no futuro Parque Urbano de Real é a criação de uma Smart Active Space da Trofa, um espaço inteligente e inovador, que fazem da tecnologia um aliado do desporto, exercício e atividade física, formal ou informal.

 

Os Smart Active Space são um novo conceito de instalações desportivas que consiste num espaço – outdoor ou indoor - inteligente, inovador e sustentável que promove o desporto e a atividade física de forma inclusiva.

 

A integração de tecnologia na experiência de utilização e no acesso às instalações desportivas é cada vez mais um aliado para aumentar o envolvimento dos seus utilizadores.

 

A sustentabilidade ambiental, económica e social da instalação desportiva é objeto de preocupação em todas as fases do processo e a inovação está inerente aos equipamentos, à gestão, à monitorização da atividade física, ao engagement dos utilizadores, entre outros fatores.

 

Os espaços são concebidos com a integração de soluções digitais, permitindo, por exemplo, a monitorização da atividade física, a reserva e gestão das instalações e o controlo dos consumos energéticos, satisfazendo as exigências e necessidades dos praticantes formais e informais


Para potenciar o sentimento de pertença, para envolver a comunidade nas decisões e no planeamento do território e para ajustar as soluções às necessidades e expectativas apresentadas pela população, a Câmara Municipal da Trofa está a organiza diferentes momentos de recolha de contributos para a inclusão na versão final do projeto do Parque Urbano de Real.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T