Municipio
FUTURO E VANTAGENS DO ENSINO PROFISSIONAL EM DESTAQUE NA CASA DO CONHECIMENTO DA TROFA
24 de Maio de 2024
0 comentários

TERTÚLIA JUNTOU PLATEIA INTERVENTIVA NA ANTIGA ESTAÇÃO DA TROFA

 

A Casa do Conhecimento da Trofa recebeu, quinta-feira, 23 de maio, mais uma tertúlia dedicada à temática empresarial com a participação de Adelino Santos, diretor do núcleo da Trofa do CENFIM e Jorge Moura, diretor Executivo Millmaj, na Antiga Estação da Trofa.

 

Partindo de visão oposta do empresário, a conversacentrou-se na ótica do aluno/professor do ensino profissional e o mercado empresarial. Com o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Eletrónica e Computadores, Adelino Santos, Diretor do CENFIM – Núcleo da Trofa, começou por fazer uma apresentação do CENFIM, das suas valências e do seu campo de atuação ao longo dos seus 39 anos de atividade.

 

“Uma das particularidades do CENFIM é adaptação do ensino às necessidades dos jovens de hoje em dia. Perceber as suas dinâmicas e as necessidades dos jovens de hoje”, realça Adelino Santos.

 

Centrado no Setor da Metalurgia e Metalomecânica, Adelino Santos explicou a distribuição dos centros CENFIM pelo país, perto dos polos industriais de metalurgia e metalomecânica. Numa apresentação dinâmica, explicou a presença na Metalomecânica em vários setores industriais, como a construção civil, saúde, agricultura, têxtil, calçado, mobiliário entre outros, “Hoje e desde sempre que a Metalomecânica é a base de muito setores, hoje em dia, a criatividade e a inovação estão cada vez mais presentes nas empresas da metalomecânica.”

 

Realçou também o estigma da Metalomecânica como uma indústria, escura, suja, com falta de segurança, com falta de higiene, com trabalho duro e com uma imagem associada à ferrugem ao ferro. Aproveitou também para explicar que hoje em dia muitas empresas são amigas do ambiente e com condições inovadoras e que lutam diariamente para eliminar o estigma instalação na sociedade.

 

“Empresas como a Metalogalva, Muroplas, Frezite e Preh têm trabalhado para quebrar os estigmas, demonstrando a potencialidade e a diversidade da metalomecânica nestas empresas e em outras”, refere Adelino Santos.

 

Fugindo ao formato original, a tertúlia contou com dois oradores, depois de Adelino Santos, Jorge Moura, mestre em Engenharia e Gestão Industrial e fundador da MILLMAJ, empresa de Metalomecânica de Precisão e Projeto, demonstrou as vantagens do ensino profissional, explicando o percurso escolar no CENFIM.

 

Jorge Moura enalteceu o papel formador do CENFIM e a forma como ficou preparado para o mundo laboral, “percebi que quando termino a formação no CENFIM ingressei no mercado de trabalho e que tinha as bases e sentia-me capaz de abraçar qualquer desafio, tendo a perfeita noção também que a formação que tinha concluído era apenas a base para que pudesse singrar no mundo laboral”.

 

Natural de Alvarelhos, Jorge Moura enalteceu o papel de receber estagiários do CENFIM, “a forte competente teórica da formação do CENFIM, leva a que um estagiário chegue a uma empresa e questione determinados procedimentos, o que nos leva também a pensar e a questionar como devemos proceder”.

 

Numa conversa intimista entre formador e formando, Jorge Moura explicou o início da MILLMAJ, uma oportunidade de negócio e o colmatar de necessidades da Metalomecânica. Atualmente, os produtos da MILLMAJ são de gama média alta.

Comentários
Sem comentários
Dossier Temático
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T