Municipio
“TROFA ENCANTO” ESTÁ DE REGRESSO A 10 DE JUNHO
27 de Maio de 2024
0 comentários

ENCONTRO ANUAL DE COROS DECORRE NA IGREJA NOVA DA TROFA

 

A Câmara Municipal da Trofa organiza a 10 de junho, a mais uma edição do “Trofa EnCanto”, na Igreja Nova da Trofa, a partir das 16h00.

 

Na edição deste ano, a Autarquia Trofense organiza o encontro anual de coros. Depois do sucesso e da afluência de público da edição de 2023, em Covelas, a edição deste ano será na Igreja Nova da Trofa, um espaço com maior lotação para todos aqueles que pretendem desfrutar de uma tarde com muita música gospel, litúrgica e popular.

 

Tal como na primeira edição, Orfeão de Santhyago repete a participação, Orfeão de Famalicão e a Banda de Música de Famalicão são os restantes coros convidados.

 

O Encontro de Coros tem entrada livre.

 

SOBRE OS GRUPOS CONVIDADOS

Orfeão Santhyago

Fundado em 1976, surge como promoção cultural da freguesia de Santiago do Bougado. Com mais de 300 concertos, dirigido pela Maestrina Sofia Machado, desde 2022, o grupo interpreta música litúrgica, tendo participado, regularmente, em várias cerimónias religiosas.

 

Orfeão Famalicense

Sob a direção artística do Professor Fernando Dantas Moreira, com mais de um século de existência, o Orfeão tem percorrido o País com vários concertos, celebrando a música popular e litúrgica. Desde a sua fundação que o grupo é constituído por vozes exclusivamente masculinas.

 

Banda de Música de Famalicão

A Banda de Música de Famalicão é uma das mais antigas instituições culturais e recreativas famalicenses. Nas décadas de 20 e 30 do século XIX a Banda suspendeu a sua atividade devido a questiúnculas políticas entre republicanos e monárquicos, tendo retomado a partir de 1937 como Grupo Recreativo e Musical de Famalicão, de que foram fundadores Rodolfo Manuel de Magalhães Aguiar, Adolfo Pereira de Lima, José Maria Portela e Armando da Purificação Caldeira Martins. Em 1973 a Banda ganhou um novo fôlego com a aquisição de novos instrumentos, subsidiados pela Fundação Cupertino de Miranda. A década seguinte é considerada na história da Banda de Música como a década de ouro, tantos foram os acontecimentos com repercussão local e regional: gravação de parte do seu reportório em disco (Long Play) - «Famalicão em frente» (1980) e «Famalicão sempre em festa» (1982) -, organização de um Festival de Bandas (1989) e a transferência para a sede atual, na Avenida 25 de Abril, onde se viria a organizar a Escola de Música, sob a orientação do Professor António Conceição. Em 1988, por altura das Bodas de Ouro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão atribuiu a Medalha de Ouro do Município à Banda de Música.

Comentários
Sem comentários
Dossier Temático
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T