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PRIMEIRO-MINISTRO LUÍS MONTENEGRO INAUGUROU VARIANTE EN14 NA TROFA
16 de Julho de 2024
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CERIMÓNIA AGENDADA PARA A ROTUNDA NA ZONA INDUSTRIAL DO SOEIRO

 

A 2ª fase da empreitada da Variante à EN14, entre a Via Diagonal, na Maia, e a Interface Rodoferroviário da Trofa abriu, este domingo, 14 de julho, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro Luís Montenegro, com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal , Miguel Pinto Luz e dos presidentes das Câmara Municipais da Trofa, Maia e Vila Nova de Famalicão.

 

Num investimento de 32 milhões de euros, a presente empreitada corresponde a um troço com cerca de 10 quilómetros, entre a Via Diagonal, na Maia, já construído na primeira fase, e a Interface Rodoferroviário da Trofa. Com um perfil transversal tipo 1x1 vias, a nova variante terá três ligações à rede viária local previstas com ligações à EN318 na proximidade das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça, à atual EN14, localidade de Lantemil e à Interface Rodoferroviário da Trofa (existente) que permitirá a futura continuidade da Variante à EN14 para Norte.

 

Além do alívio do congestionamento, a nova variante terá ligação ao terminal rodoferroviário da Trofa, facilitando assim o acesso das mercadorias ao transporte ferroviário.

 

Nos discursos protocolares, Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa, realçou o dia histórico com a abertura da nova via “é um dia histórico, é um enorme orgulho estar aqui hoje a inaugurar esta variante, há mais de 30 anos que é reivindicada pela população. O eixo exportador de Trofa – Maia e Vila Nova de Famalicão representa 5,6 milhões de euros, ou seja, 7,2% do PIB – Produto Interno Bruto”.

 

No seu último ato oficial, Sérgio Humberto realçou a importância da variante para a Comunidade e para as empresas “Nada acontece por acaso, a sorte dá muito trabalho. Esta é uma obra muito desejada e tenho de agradecer pelo dia de hoje e pelo iremos ainda conseguir no futuro. Neste meu último ato público, quer agradecer a todos os trofenses, maiatos e famalicenses. Esta é uma obra para as pessoas e para as empresas.”

 

Por seu lado, António Silva Tiago, Presidente da Camara Municipal da Maia reforçou a importância do eixo exportador os seis concelhos, Porto, Maia, Matosinhos, Trofa, Famalicão e Braga, por onde passa a EN14 são o coração exportador do Norte, estes seis municípios são responsáveis, no total, pela exportação de bens no valor de 11 mil milhões de euros, esperamos 30 anos por esta obra.”

 

A encerrar os discursos protocolares, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro manifestou o seu reconhecimento à principal zona exportadora do País e reconhecer o papel dos autarcas para a concretização desta obra “cumprimentar os presidentes das Câmaras da Trofa, Maia e Famalicão, em bom rigor ainda não havia Trofa e já esta comunidade solicitava a requalificação da N14, uma palavra especial para os empresários e trabalhadores desta região. O desafio que temos até 2026 é gigante e iremos precisar de todas as empresas.”

 

O Primeiro-ministro relembrou os tempos do PIDAC e as pretensões de uma população na melhoria da circulação automóvel “Conheço com muito detalhe este dossier, ainda sou do tempo que pediam para inscrever verbas no PIDAC, criando expectativas nas pessoas, mas depois ano após ano apenas estavam a criar desgosto nas pessoas.”

 

Reforçando sempre a importância do Eixo Exportador, Luís Montenegro reforçou ainda que a abertura desta nova via retira trânsito do centro nevrálgico da Trofa e da Maia, fazendo com que muitas pessoas deixem de perder tanto tempo nas filas de transito.

 

“Esta é uma zonas mais dinâmicas do pais, é das zonas com maior capacidade de riqueza e acontece por causas destas pessoas que trabalham e moram aqui, não há riqueza sem a força do trabalho das pessoas e não há riqueza sem as empresas e hoje temos de falar das empresas sem complexos, sem empresas não há empregos, não há pessoas, uma empresa não é apenas a pessoa que tem o capital. Esta zona dá um exemplo a Portugal de que somos capazes de estar na linha da frente. Conseguimos estar, em muitas das áreas de atividade desta região, ao lado dos melhores dos melhores na Europa e no mundo", rematou Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal.

 

Direcionando o seu discurso para o papel da Administração Pública, Luís Montenegro salientou a necessidade de ter “Boas vias de comunicação, investindo no setor portuário, criando maior capacidade ao setor aeroportuário, e melhorar o aproveitamento do aeroporto Francisco Sá Carneiro que tem um potencial ainda muito grande por explorar”.

 

Luís Montenegro terminou o seu discurso dizendo que o objetivo em diminuir os impostos e que a redução da carga fiscal sobre as empresas destina-se a que as empresas possam pagar melhores salários, tornando-se mais competitivas, e desta forma as gerações mais novas fiquem em Portugal e não tenham que ir para o estrangeiro à procura de melhores condições de vida.

 

Recorde-se que esta empreitada engloba mais seis obras lançadas num investimento de 63 milhões de euros, lançada no âmbito do "Plano de Recuperação e Resiliência(PRR).

 

10KM DA NOVA VIA

A nova variante, com uma extensão de 10 quilómetros da variante, tem 3 ligações à rede viária local, na interseção com a EN318 nas proximidades das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça, na interseção com a atual EN14 na localidade de Lantemil (Hotel Santhyago) e na interseção com a Interface Rodoferroviária da Trofa, que permite ligação da Variante à EN14 à Interface Rodoferroviária da Trofa e a futura continuidade para Norte.

 

No que respeita a Obras de Arte correntes, a variante tem duas Passagens Superiores, uma delas pedonal, e duas Passagens Agrícolas, relativamente a Obras de Arte especiais foram construídos quatro viadutos e uma ponte, o Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho (374 metros), o Viaduto de Vilares (264 metros), o Viaduto das Covas (180 metros), a Ponte sobre o Rio Trofa (750 metros) e o Viaduto sobre o Vale de S. Roque (472 metros). Ao longo dos 10 quilómetros foram também construídos sete restabelecimentos de vias municipais.

 

CONSTRUÇÃO DO VIADUTO DE LIGAÇÃO A SANTANA, VILA NOVA DE FAMALICÃO, BEM ENCAMINHADO

A conclusão da construção da Variante à EN14 passa pela construção de mais um troço, entre o Interface Rodoferroviário da Trofa e Santana, que inclui uma nova ponte sobre o Rio Ave, também integrado no PRR, com um investimento de 12 Milhões de euros. O novo troço de ligação dos concelhos da Trofa e de Vila Nova de Famalicão terá uma extensão de 2,4 quilómetros.

 

ÚLTIMO ATO OFICIAL

No seu último ato público como Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, recordou a sua primeira Tomada de Posse, em 29 de setembro de 2013, sendo um dos convidados o então líder da Bancada Parlamentar do Partido Social Democrata, Luís Montenegro. “Curiosamente na minha tomada de posse como Presidente de Câmara tive Luís Montenegro e hoje no meu último dia tenho, mas agora como Primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.”

 

Numa cerimónia que marcou o fim de mandato à frente do Concelho da Trofa, Silva Tiago aproveitou também para elogiar o seu homólogo, “Desejar as maiores felicidades ao Sergio Humberto por representar Portugal no Parlamento Europeu que irá ajudar a Trofa, a Maia e todos os Portugueses.”

 

“Agradecer o trabalho dedicado, empenhado e competente pelos anos à frente da Trofa e expressar que ao nível europeu demonstre as suas competências e capacidades na União Europeia.”, salientou Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal.

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