CERIMÓNIA AGENDADA PARA A ROTUNDA NA ZONA INDUSTRIAL DO SOEIRO
A 2ª fase da
empreitada da Variante à EN14, entre a Via Diagonal, na Maia, e a Interface
Rodoferroviário da Trofa abriu, este domingo, 14 de julho, numa cerimónia
presidida pelo Primeiro-ministro Luís
Montenegro, com a presença do Ministro das Infraestruturas e da
Habitação de Portugal , Miguel Pinto Luz e dos presidentes das Câmara
Municipais da Trofa, Maia e Vila Nova de Famalicão.
Num investimento
de 32 milhões de euros, a presente empreitada corresponde a um troço com cerca
de 10 quilómetros, entre a Via Diagonal, na Maia, já construído na primeira fase, e a Interface
Rodoferroviário da Trofa. Com um perfil transversal tipo 1x1 vias, a nova
variante terá três ligações à rede viária local
previstas com ligações à EN318 na proximidade das Zonas Industriais do Soeiro e
da Carriça, à atual EN14, localidade de Lantemil e à Interface Rodoferroviário da Trofa
(existente) que permitirá a futura continuidade da Variante à EN14 para Norte.
Além do alívio do congestionamento, a
nova variante terá ligação ao terminal rodoferroviário da Trofa, facilitando
assim o acesso das mercadorias ao transporte ferroviário.
Nos discursos
protocolares, Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa, realçou
o dia histórico com a abertura da nova via “é um dia histórico, é um enorme
orgulho estar aqui hoje a inaugurar esta variante, há mais de 30 anos que é reivindicada
pela população. O eixo exportador de Trofa – Maia e Vila Nova de Famalicão
representa 5,6 milhões de euros, ou seja, 7,2% do PIB – Produto Interno Bruto”.
No seu último ato
oficial, Sérgio Humberto realçou a importância da variante para a Comunidade e
para as empresas “Nada acontece por acaso, a sorte dá muito trabalho. Esta é
uma obra muito desejada e tenho de agradecer pelo dia de hoje e pelo iremos
ainda conseguir no futuro. Neste meu último ato público, quer agradecer a todos
os trofenses, maiatos e famalicenses. Esta é uma obra para as pessoas e para as
empresas.”
Por seu lado, António Silva Tiago, Presidente da Camara Municipal da
Maia reforçou a importância do eixo exportador “os seis concelhos, Porto, Maia, Matosinhos,
Trofa, Famalicão e Braga, por onde passa a EN14 são o coração exportador do
Norte, estes seis municípios são responsáveis, no total, pela exportação de
bens no valor de 11 mil milhões de euros, esperamos 30 anos por esta obra.”
A encerrar os
discursos protocolares, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro manifestou o seu
reconhecimento à principal zona exportadora do País e reconhecer o papel dos
autarcas para a concretização desta obra “cumprimentar os presidentes das
Câmaras da Trofa, Maia e Famalicão, em bom rigor ainda não havia Trofa e já
esta comunidade solicitava a requalificação da N14, uma palavra especial para
os empresários e trabalhadores desta região. O desafio que temos até 2026 é
gigante e iremos precisar de todas as empresas.”
O
Primeiro-ministro relembrou os tempos do PIDAC e as pretensões de uma população
na melhoria da circulação automóvel “Conheço com muito detalhe este dossier,
ainda sou do tempo que pediam para inscrever verbas no PIDAC, criando
expectativas nas pessoas, mas depois ano após ano apenas estavam a criar
desgosto nas pessoas.”
Reforçando sempre
a importância do Eixo Exportador, Luís Montenegro reforçou ainda que a abertura
desta nova via retira trânsito do centro nevrálgico da Trofa e da Maia, fazendo
com que muitas pessoas deixem de perder tanto tempo nas filas de transito.
“Esta é uma zonas mais dinâmicas do pais, é das zonas com maior
capacidade de riqueza e acontece por causas destas pessoas que trabalham e
moram aqui, não há riqueza sem a força do trabalho das pessoas e não há riqueza
sem as empresas e hoje temos de falar das empresas sem complexos, sem empresas
não há empregos, não há pessoas, uma empresa não é apenas a pessoa que tem o
capital. Esta zona dá um
exemplo a Portugal de que somos capazes de estar na linha da frente.
Conseguimos estar, em muitas das áreas de atividade desta região, ao lado dos
melhores dos melhores na Europa e no mundo", rematou Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de
Portugal.
Direcionando o
seu discurso para o papel da Administração Pública, Luís Montenegro salientou a
necessidade de ter “Boas vias de comunicação, investindo no setor portuário,
criando maior capacidade ao setor aeroportuário, e melhorar o aproveitamento do
aeroporto Francisco Sá Carneiro que tem um potencial ainda muito grande por
explorar”.
Luís Montenegro terminou o
seu discurso dizendo que o objetivo em diminuir os impostos e que a redução da
carga fiscal sobre as empresas destina-se a que as empresas possam pagar melhores
salários, tornando-se mais competitivas, e desta forma as gerações mais novas
fiquem em Portugal e não tenham que ir para o estrangeiro à procura de melhores
condições de vida.
Recorde-se que
esta empreitada engloba mais seis obras lançadas num investimento de 63 milhões
de euros, lançada no âmbito do "Plano de Recuperação e Resiliência” (PRR).
10KM DA NOVA
VIA
A nova variante,
com uma extensão de 10 quilómetros da variante, tem 3 ligações à rede viária local, na interseção com a EN318
nas proximidades das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça, na interseção
com a atual EN14 na localidade de Lantemil (Hotel Santhyago) e na interseção
com a Interface Rodoferroviária da Trofa, que permite ligação da Variante à EN14 à Interface
Rodoferroviária da Trofa e a futura continuidade para Norte.
No que respeita a
Obras de Arte correntes, a variante tem duas Passagens Superiores, uma delas
pedonal, e duas Passagens Agrícolas, relativamente a Obras de Arte
especiais foram construídos quatro viadutos e uma ponte, o Viaduto sobre a
Ribeira do Arquinho (374 metros), o Viaduto de Vilares (264 metros), o Viaduto
das Covas (180 metros), a Ponte sobre o Rio Trofa (750 metros) e o Viaduto
sobre o Vale de S. Roque (472 metros). Ao longo dos 10 quilómetros foram também
construídos sete restabelecimentos de vias municipais.
CONSTRUÇÃO DO
VIADUTO DE LIGAÇÃO A SANTANA,
VILA NOVA DE FAMALICÃO, BEM ENCAMINHADO
A conclusão da
construção da Variante à EN14 passa pela construção de mais um troço, entre o
Interface Rodoferroviário da Trofa e Santana, que inclui uma nova ponte sobre o
Rio Ave, também integrado no
PRR, com um investimento de 12 Milhões de euros. O novo troço de ligação dos concelhos da Trofa e de Vila
Nova de Famalicão terá uma extensão de 2,4 quilómetros.
ÚLTIMO ATO
OFICIAL
No seu último ato
público como Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, recordou
a sua primeira Tomada de Posse, em 29 de setembro de 2013, sendo um dos
convidados o então líder da Bancada Parlamentar do Partido Social Democrata,
Luís Montenegro. “Curiosamente na minha tomada de posse como Presidente de
Câmara tive Luís Montenegro e hoje no meu último dia tenho, mas agora como
Primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.”
Numa cerimónia
que marcou o fim de mandato à frente do Concelho da Trofa, Silva Tiago
aproveitou também para elogiar o seu homólogo, “Desejar as maiores
felicidades ao Sergio Humberto por representar Portugal no Parlamento Europeu
que irá ajudar a Trofa, a Maia e todos os Portugueses.”
“Agradecer o
trabalho dedicado, empenhado e competente pelos anos à frente da Trofa e
expressar que ao nível europeu demonstre as suas competências e capacidades na
União Europeia.”, salientou Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de
Portugal.