Municipio
ESCRITOR JOAQUIM DE MATOS PINHEIRO APRESENTA DUAS OBRAS NA CASA DA CULTURA DA TROFA
21 de Setembro de 2024
0 comentários

APRESENTAÇÃO NO DIA 12 DE OUTUBRO, PELAS 16H00

 

A Casa da Cultura da Trofa recebe, em dose dupla, no dia 12 de outubro, a apresentação dos livros “O Tio Júlio e Outras Histórias” e “Meu Brasil Brasileiro” de Joaquim de Matos Pinheiro, pelas 16h00.

 

Natural de Serpa, no Alentejo, Joaquim de Matos Pinheiro viveu na cidade da Trofa durante mais de vinte anos, onde exerceu durante um largo período de tempo a sua atividade profissional.

 

Joaquim de Matos Pinheiro – economista e gestor de empresas durante muitos anos – é autor de uma diversificada obra literá­ria que inclui romance, poesia, biografia e ensaios. Assíduo colaborador de órgãos de comu­nicação social em Angola, no Brasil e em Portugal, o autor também se tem dedica­do à edição de livros, jornais e revistas, nestes mesmos países. Defensor incansável dos valores da cul­tura, da língua e da história de Portugal, Joaquim de Matos Pinheiro fez parte do Conselho das Comunidades Portugue­sas e tem ocupado cargos de direção em prestigiadas instituições cívicas e cultu­rais, nacionais e internacionais.

 

Em “O Tio Júlio”, Joaquim de Matos Pinheiro reúne um conjunto de histórias e contos, por si escritos ao longo de mais de seis décadas, que retratam di­ferentes fases da sua escrita e da sua vida, numa peregrinação que viaja entre quase ingénuas inspi­rações da mocidade e da juventude e os desalenta­dos dias que hoje correm, sem esquecer as diversas geografias por onde, ao longo dos anos, repartiu a sua vida.

 

Em “Meu Brasil Brasileiro”, o autor reúne um conjunto de contos quase todos escritos durante os anos em que viveu no Brasil (em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), que retratam, de maneira exemplar, aspetos relevantes da vida da sociedade brasileira, nas suas múltiplas vertentes, uma ampla e atenta visão da sociedade e das gentes do Brasil que não escaparam ao seu olhar de observador crítico e atento.

 

A sessão de apresentação é aberta ao público e de entrada livre.

 

Obras de Joaquim de Matos Pinheiro

 

Ficção

O tio Júlio e outras histórias (2023)

Cartas da Guerra e da Paz (2020)

Cinzas de Abril (2018)

Depois de eu morrer todos os dias são meus (2015)

O segredo do Teatro Baquet (2014)

Dias de Inverno (2013)

Os Areais do Vento (2011)

Memória de Um Tempo Claro (2000)

Não ficção

Apontamentos sobre o Abade Corrêa (2022)

Manuel de Oliveira – Um português na Venezuela. Biografia (1985)

No Centenário de Romain Rolland

Crónicas de autores portugueses. Em co­autoria

(1967 em Portugal; 1968 em França)

Poesia

Poemas Vadios (2021)

O Elo e a Corrente (2002)

África, poemas (1973)

Comentários
Sem comentários
Dossier Temático
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T