INICIATIVAS
AMBIENTAIS CHEGAM À COMUNIDADE ESCOLAR E AO PÚBLICO EM GERAL
Consciente
da temática ambiental, a Câmara Municipal da Trofa mantém aposta na Educação
Ambiental no presente ano letivo. Destinado à Comunidade Escolar e a toda a
população Trofense, a Autarquia desenvolve um plano de atividades e ações
dedicadas à temática do Ambiente.
Fomentar
a criação de hábitos de sustentabilidade e comportamentos que minimizem o
efeito da poluição, são os objetivos da Câmara Municipal da Trofa com o seu
Plano de Educação Ambiental.
Repetindo
a divisão do Plano de Atividades de Educação Ambiental em sete temas: Programas, Ar, Ruído e Mobilidade, Água,
Resíduos, Biodiversidade, Energia e Eventos
Temáticos, o reforço, aumento e consolidação de iniciativas e
alargamento dos público-alvo são as principais novidades para a plano escolar
de 2024/2025, numa clara aposta da autarquia trofense na sustentabilidade.
“Pretendemos todos os anos reforçar e
consolidar a mensagem da importância da Educação Ambiental junto da Comunidade
Escolar. É essencial que as nossas crianças e jovens adquiram conhecimentos e
desenvolvam habilidades, atitudes e valores que os capacitem a adotarem
comportamentos de forma responsável e sustentável em relação ao ambiente” salienta Sérgio Araujo, Vereador do
Ambiente e Educação da Câmara Municipal da Trofa.
Ao
longo do ano letivo serão realizados três programas para todos os
estabelecimentos de ensino, o Programa Eco-Escolas, com o objetivo
de encorajar ações e
reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, o projeto “A
Natureza é a Melhor Sala de Aula”, um programa
desenvolvido em parceria
com o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento
Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), estimulando a utilização da Natureza
(a floresta, a mata, o parque ou o espaço verde da escola) como um espaço
privilegiado de ensino-aprendizagem e o Projeto RELI - Recreio Escolar Livre
de Invasoras, com o objetivo de eliminar das espécies invasoras na escola,
potenciando os espaços verdes da escola para promover a biodiversidade local,
através da integração da comunidade escolar e o seu espaço lúdico, tornando-os
os principais agentes de mudança.
Ar, Ruído e Mobilidade são as áreas abordadas
no segundo tema do Plano direcionado para todos os alunos do 1º ciclo. Ciente
da importância de envolver a comunidade e o sistema educacional na formação das
crianças e jovens para serem cidadãos mais informados, mais conscientes e mais
responsáveis, a Câmara Municipal da Trofa pretende realizar ações de
sensibilização através de um vídeo captado em 360º, e com recurso a óculos de
realidade virtual.
No
terceiro tema, Água, em parceria com as Águas do Norte a Câmara
Municipal da Trofa dinamiza para os alunos do 4º ano, “Eu Bebo agua da
Torneira”, uma oficina com o objetivo de reconhecer o valor essencial da água no planeta e na
vida das pessoas, evidenciar a água da rede pública como a escolha mais
saudável, segura e sustentável, aumentar a confiança dos consumidores na
qualidade da água da torneira, reduzir o consumo de água engarrafada,
diminuindo o uso de plásticos descartáveis e promover o uso eficiente da água.
Já “O valor da água” é uma atividade direcionada
para os alunos do 5º ano, com recurso ao microscópio, os alunos irão descobrir
os micro seres que habitam na água e qual o seu ciclo. Para além de dar a
conhecer as particularidades da água, este projeto alerta e educa para o interesse do saneamento na saúde
pública e na proteção do ambiente, aumentar a confiança dos consumidores na
qualidade da água da torneira e reduzir o consumo de água engarrafada,
diminuindo o uso de plásticos descartáveis.
Para os
alunos 3.º ciclo do
ensino básico e ensino secundário, a
“Fábricas de água – Visitas guiadas às ETA ou ETAR” serão promovidas visitas a uma ETA – Estação de
Tratamento de Água ou a uma ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais,
com o claro objetivo de explicar o funcionamento das ETA e ETAR, evidenciar a
água da rede pública como a escolha mais saudável, segura e sustentável.
Em
parceria com a Indaqua, o Projeto educativo “Água Segura” assenta em 3
vertentes, aulas teóricas, prática e um concurso de desenho “Os Ciclos Natural e
Urbano da Água”, para os alunos do 4º ano. Para os alunos do 2.º e
3.º Ciclo do Ensino Básico, serão ministradas palestras sobre “Uso
sustentável da água”, inseridos na disciplina de Cidadania e
Desenvolvimento. Fomentar o gosto pela escrita e pela leitura aos alunos do 3º
e 4º ano, inserido na comemoração do Dia Mundial da Água será lançado um
concurso de poesia original e criativa “Fala de Água com Amor” é o tema
do concurso que terá a particularidade de conter as palavras “Água” e “Trofa”
no poema de cada aluno concorrente.
O
tema Resíduos, abrange duas atividades para os alunos do
pré-escolar, “Oficina Papel Reciclado” com recurso ao papel de jornal, panfletos e
folhas de rascunho, são produzidas folhas recicladas, coloridas com tinta e
decoradas com motivos naturais: flores, pétalas, cereais e ervas aromáticas. Já
no “Reciclar é Ganhar”, pretende a
autarquia Trofense ensinar os alunos a racionar o uso do papel e consequente
preservação da floresta e educar para a separação dos resíduos urbanos.
Destinadas às EB1 e JI, às EB2/3 e às Escolas Secundárias, o Programa “Ecovalor”
consiste em ações de sensibilização para a consciencialização ambiental e para a
problemática dos resíduos.
Ainda dentro do tema dedicado aos
Resíduos, a Resinorte lançará 9 concursos. Aberto para toda a Comunidade
Escolar, o “Separa e ganha – ecoponto azul e
amarelo” consiste numa competição entre instituições de qualquer
nível de ensino. Os estabelecimentos de ensino serão premiados de acordo com as
quantidades de resíduos de embalagem separadas para reciclar, com o objetivo de
aumentar as quantidades de plástico, metal, pacotes de bebida e papel e cartão
encaminhados para reciclagem, assim como sensibilizar e educar a comunidade
escolar, seus familiares e a comunidade envolvente para a correta utilização
dos ecopontos amarelo e azul. Para além do “Separa
e ganha – ecoponto azul e amarelo”, a
Resinorte lançará também o “Na minha escola, também aprendo educação
ambiental”, um concurso direcionado também a toda a Comunidade Escolar,
onde os alunos recebem o estímulo de elaborarem um cartaz que destaque todos os
esforços que a sua escola já realizou para ajudar o ambiente.
Para alunos do
pré-escolar e 1º ciclo, a Resinorte lança 3 concursos, “Troca a black friday
por um green planet”, um concurso que incentiva os alunos a refletirem
sobre a importância da sustentabilidade através da criação de um saco de
compras reciclável (feito a partir de material reutilizado), sendo este saco
uma alusão às compras feitas de forma massiva na famosa Black Friday. “Para
a família impressionar, material eu vou reutilizar”, desafia as crianças a
elaborarem um presente criativo utilizando materiais recicláveis com destino ao
ecoponto, integrando uma mensagem sobre a época de Natal e um apelo à separação
dos resíduos. “Neste carnaval farei uma máscara original” é lançado o
desafio para a criação de uma máscara feita totalmente a partir de material
reciclável com destino ao ecoponto.
Para o 2º e 3º ciclo do ensino básico, estão também previstos três concursos, “É na biblioteca
escolar que eu consigo sonhar…” desafia os alunos a criar um livro que
aborde as regras da reciclagem, explicando o processo e os materiais que podem
ser reciclados. “Usa a tua voz para gritar pelo planeta” tem como
principal objetivo de assinalar a importância da rádio como meio de comunicação
e massas, solicitando que os alunos sejam originais e criativos na forma como
transmitem a mensagem, utilizando para tal, estatísticas, dados de relatórios
nacionais e/ou notícias, de forma a sensibilizar os cidadãos. O áudio mais
original será transmitido na Rádio “Cidade Hoje”. O terceiro concurso
direcionado aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico é “Para a Páscoa celebrar, o coelho terei de transformar”, um concurso sazonal onde os alunos são desafiados a
construir um Planeta Terra a partir de material reciclável (embalagens de
plástico e metal, embalagens de vidro e papel/cartão) com a inclusão de uma
mensagem sobre a necessidade de proteger a nossa segunda casa e garantirmos um
futuro mais ecológico e sustentável.
Por último e apenas para
o ensino secundário/ profissional, “a reciclagem é uma grande vantagem!”
é um concurso que simula um debate, durante o telejornal, com apresentação de
“convidados” e discussão sobre o tema da reciclagem.
O
quinto tema é direcionado para a Biodiversidade com o atelier de
Caixa de Ninhos que os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
irão pintar e colocá-los no Parque das Azenhas e outros locais à espera de
“novos habitantes”. Será também desenvolvido para os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo do ensino
básico a atividade Árvore dos desejos “Se eu
vivesse no Parque das Azenhas…”.
Ligado
à Energia, o sexto tema consiste na visualização de um filme “Energia vs.
Sustentabilidade” sobre desperdício de energia e alteração de comportamento
para atitudes sustentáveis para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico.
Destinado aos alunos do ensino secundário, “Uma conversa em torno da
energia” pretende-se com recurso a uma fatura de eletricidade e a uma
etiqueta energética serão explorados dois grandes tópicos no tema da energia:
Energias Renováveis e Eficiência Energética. Compreender de que modo as
Energias Renováveis e a Eficiência Energética fazem parte do nosso dia-a-dia.
Perceber o estado atual destes temas, no contexto mundial, e a contribuição das
energias renováveis na produção de energia são alguns dos objetivos que a
autarquia trofense pretende com esta atividade.
Em
colaboração com a AdEPorto - Agência de Energia do Porto, durante todo o ano
letivo e transversal a todos os níveis de ensino, o jogo didático “+ Eficiente + Consciente” simula um labirinto
gigante e desafia os seus participantes em temas relacionados com: Alterações
climáticas; Combustíveis fósseis; Energias renováveis; Transição energética;
Eficiência energética; Uso e poupança de energia. Também em parceria com a AdEPorto
para os alunos do 2º e
3º ciclo do ensino básico “Adivinhar energia” é uma iniciativa com o objetivo de perceber e explicar aos
alunos questões pertinentes como Onde está a energia? Como está disponível na
natureza? Qual o caminho percorrido até chegar à nossa casa, à nossa escola e
aos carros?
O
último tema do extenso plano de atividade de Educação Ambiental da Câmara
Municipal da Trofa está relacionado com eventos temáticos relacionados
com o ambiente como o Dia Nacional da Energia “À Velocidade do Sol”, Dia
Mundial do Ambiente e da Criança, 5º Fórum do Ambiente e a Semana Europeia da
Mobilidade.
Recorde-se
que o Plano de Atividades de Educação Ambiental do ano letivo 2022/2023 juntou
6.220 participantes em 345 iniciativas.