

VENCEDORES DIVULGADOS A 16 DE JANEIRO DEPOIS DA REUNIÃO DE CÂMARA
Chegou hoje ao fim, com a divulgação dos vencedores, o Concurso Público de Conceção para a elaboração do Projeto do Centro Cultural da Trofa.
Dada a importância desta infraestrutura, para o Concelho e para a região, a Câmara Municipal da Trofa decidiu lançar a 11 de julho de 2024, um Concurso Público para encontrar a equipa que irá criar o Projeto do Centro Cultural da Trofa.
O novo Centro Cultural terá como objetivo centralizar e promover a cultura e as artes na região, oferecendo uma infraestrutura de excelência para acolher eventos culturais, exposições, espetáculos e outras iniciativas de relevo.
O Concurso terminou a 7 de outubro, e depois de analisadas as propostas, o Júri selecionou como trabalho de conceção a desenvolver, o projeto de Alda Jesus e Enrica Mazzon, consagrando também, como 2º classificado, o projeto da autoria de Un-icon (Azmis Un-icon Studio, Lda.) e como 3º classificado, o projeto apresentado pelo Atelier do Alto, Arquitectos, Lda.
O projeto escolhido de Alda Jesus e Enrica Mazzon, contempla uma arquitetura inovadora, funcional e sustentável, que se adapta de forma harmoniosa ao espaço urbano e ao contexto histórico da Trofa.
O Presidente da Câmara Municipal da Trofa, António Azevedo, expressou a sua satisfação com os resultados do concurso e sublinhou a importância deste investimento: " O novo Centro Cultural da Trofa representa um marco estratégico para o desenvolvimento cultural do nosso Concelho, com um foco claro na criação de públicos e na promoção de uma participação cultural contínua e inclusiva. A nossa prioridade será implementar rotinas de frequência que incentivem a população a integrar a cultura no seu dia a dia, através de uma programação diversificada e acessível. Em particular, desenvolveremos atividades direcionadas aos jovens, criando experiências que estimulem o seu envolvimento ativo e a sua criatividade, garantindo que o Centro Cultural se torne um espaço vivo e dinâmico para todas as gerações”.
A construção deste novo espaço, junto à EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, à Ciclovia Norte, ao parque de apoio à Mobilidade e no final da Alameda da Estação, será um passo fundamental na projeção da Trofa como um polo cultural alternativo e atrativo no Norte de Portugal, criando uma infraestrutura moderna e acessível a todos, ao mesmo tempo que reforça a identidade cultural da região e completa a nova centralidade urbana da cidade, criada desde os Paços do Concelho, ladeando um continuum de requalificação que transformou profundamente o coração do Concelho.
A divulgação dos vencedores surge no seguimento da aprovação dos resultados do Concurso Público, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária datada de 16 de janeiro, deliberada por maioria, com quatro votos a favor do Presidente da Câmara e dos Vereadores eleitos enquanto inscritos na lista da coligação PPD/PSD-CDS/PP "Unidos pela Trofa" e duas abstenções dos Vereadores eleitos enquanto inscritos na lista do Partido Socialista.