Municipio
EXPOSIÇÃO REÚNE MOMENTOS DO PROJETO “TERCEIR’ARTE” E PERCORRE INSTITUIÇÕES E ESPAÇOS MUNICIPAIS
04 de Fevereiro de 2026
0 comentários

INICIATIVA EVIDENCIA O IMPACTO DA ARTE NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO E DA CIDADANIA SÉNIOR

 

Iniciada a 10 de janeiro, a Mostra Expositiva do projeto “Terceir’Arte – Valorização dos Saberes e Tradições pela Arte” tem vindo a percorrer várias instituições do Concelho da Trofa, dando visibilidade ao trabalho artístico desenvolvido no âmbito de um projeto de promoção do envelhecimento ativo, da participação social e da valorização dos saberes e tradições através da arte.

 

A Mostra Expositiva do projeto “Terceir’Arte – Valorização dos Saberes e Tradições pela Arte”, integrada na operação “Trofa + Envelhecimento Ativo”, encontra-se a decorrer desde o passado dia 10 de janeiro, percorrendo várias instituições e espaços do concelho da Trofa, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho artístico desenvolvido pela população sénior e ao impacto do projeto na comunidade local.

 

A exposição teve início no Lar Padre Joaquim Ribeiro, onde esteve patente de 10 a 16 de janeiro, seguindo depois para o Centro Social e Paroquial de São Mamede do Coronado, entre 17 e 23 de janeiro, e para a Associação Muro de Abrigo, de 24 a 30 de janeiro.

 

Atualmente, a Mostra continua o seu percurso por outros espaços do concelho, estando prevista a sua apresentação no Centro Comunitário Municipal da Trofa, de 2 a 6 de fevereiro, no Pólo do Coronado, de 9 a 13 de fevereiro, e no Aquaplace – Academia Municipal da Trofa, entre 14 e 20 de fevereiro, permitindo um contacto alargado da comunidade com os resultados do projeto.

 

O projeto “Terceir’Arte – Valorização dos Saberes e Tradições pela Arte” tem como principal objetivo promover a participação social da população sénior, incentivar uma cidadania ativa e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar, reconhecendo e estimulando os saberes, o convívio e o interesse pelo mundo envolvente, através da arte.

 

Ao longo da sua implementação, foram desenvolvidas 45 sessões de capacitação artística, que incluíram workshops de Fotografia e Vídeo e Oficinas de Ilustração e Construção Gráfica, realizadas nas cinco instituições participantes: Lar Padre Joaquim Ribeiro, Santa Casa da Misericórdia da Trofa, Centro Comunitário Municipal da Trofa, Associação Muro de Abrigo e Centro Social e Paroquial de São Mamede do Coronado.

 

Nas oficinas criativas, os participantes trabalharam o tema “Objeto”, que serviu de base conceptual para a criação das pinturas murais e obras artísticas desenvolvidas em cada instituição. A motricidade fina foi estimulada através de diversas técnicas artísticas, como desenho de linha, corte, desenho a aparo, pintura a tinta da china, aguadas a pincel, bem como através do contacto com materiais contemporâneos, nomeadamente canetas e tintas Posca.

 

A componente de captação fotográfica permitiu recolher imagens de uma peça ou objeto representativo de cada participante, que serviram de base à criação das imagens gráficas finais associadas a cada instituição. Em resultado deste trabalho, no Lar Padre Joaquim Ribeiro, no Centro Comunitário Municipal da Trofa e no Centro Social e Paroquial de São Mamede do Coronado, o processo culminou na realização de pinturas murais. Já na Santa Casa da Misericórdia da Trofa e na Associação Muro de Abrigo, o trabalho artístico foi concretizado em três telas de grande dimensão, concebidas de forma amovível, facilitando a sua instalação nos respetivos espaços.

 

A Mostra Expositiva surge como momento de encerramento do projeto, apresentando o percurso, o desenvolvimento e os resultados alcançados, dando visibilidade às experiências vividas, às criações artísticas produzidas e ao trabalho colaborativo desenvolvido entre as diferentes instituições.

 

A iniciativa reforça, assim, o papel da arte como instrumento de valorização dos saberes e tradições, de promoção do envelhecimento ativo e de fortalecimento dos laços comunitários no concelho da Trofa.

Comentários
Sem comentários
Dossier Temático
Publicidade
Vídeos
Aldeia Natal Trofa 2025 Dia 7
Aldeia Natal Trofa 2025 Dia 6
Aldeia Natal Trofa 2025 Inauguração