Atualidade
Inauguração da “Napoleão” marcou início do ano letivo e emocionou pequenos e graúdos
14 de Setembro de 2019
0 comentários

Investimento de 4 milhões de euros transformou a escola, 37 anos depois da sua abertura


Abertura Oficial da EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques marcou arranque do ano letivo 2019/2020, na Trofa, a 13 de setembro. Dia histórico emocionou crianças, pais, antigos alunos, professores e antigos professores. A opinião dos presentes foi unânime, “esta é uma escola nova, não é uma requalificação”.

 

Foi inaugurada a 13 de setembro, perante centenas e centenas de Trofenses e convidados, a Obra de Requalificação da EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques.

Este investimento ascendeu aos quase 4 milhões de euros, sendo 150 mil euros comparticipados pelo Ministério da Educação, 1,7 milhões de euros financiados por fundos europeus e os restantes cerca de 2 milhões de euros suportados na integra pela Câmara Municipal da Trofa.

A tarde foi curta para visitar a escola, verificar as mudanças efetuadas e descobrir novidades em cada recanto da escola. Os que já conheciam a velhinha EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, datada de 1982, não conseguiam “acreditar que estavam na mesma escola”, tal foi a transformação profunda, levada a cabo, nesta empreitada, que durou 12 meses.

Quanto aos mais jovens, os estudantes que iniciaram uma nova fase escolar na nova Escola Prof. Napoleão Sousa Marques, mostraram-se maravilhados com as condições oferecidas, e estavam ansiosos por experimentar as áreas desportivas, os laboratórios e a biblioteca, além de todo espaço exterior, convidativo a corridas e brincadeiras.

A Cerimónia de Inauguração da Obra de Requalificação da Escola foi iniciada com uma bênção e o Descerramento da Placa alusiva ao momento, tendo-se seguido as intervenções dos vários representantes da comunidade Trofense.

Interveio Duarte Araújo, enquanto Presidente da FAPTrofa, Sabina Carvalho, como encarregada dos assistentes operacionais da escola, Paula Simões, como Coordenadora da EB2/3 Prof Napoleão Sousa Marques, Paulino Macedo, como Diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa, Isabel Cruz, como Presidente da Assembleia Municipal da Trofa, Lara Postiga, enquanto aluna e Sérgio Humberto, fechou os discursos, dando conta que enquanto Presidente da Câmara Municipal da Trofa,  considera “o enorme esforço financeiro efetuado, para concretizar esta obra, como um importante investimento no futuro, pois para nós, Executivo Municipal, as crianças e os jovens são, e serão sempre uma das nossas principais prioridades.”

De recordar que, esta requalificação profunda incluiu a retirada do amianto ainda existente, a reestruturação de todas as áreas cobertas e exteriores, a ampliação dos edifícios e a criação de novas valências, como é exemplo a área desportiva.

Os espaços desportivos foram construídos de forma a funcionaram isoladamente, sendo que durante o horário letivo estão ao serviço da escola e no final do dia, fins de semana e paragens letivas estão à disposição da comunidade. O acesso a estes espaços desportivos será livre, gratuito e informal, podendo os munícipes aceder assim, a dois campos de ténis, dois campos de futebol de cinco ou dois campos de basquetebol.

Depois do momento solene da inauguração, houve lugar a uma visita guiada, muito participada, a alguns espaços da escola, tendo a sessão festiva terminado já na área desportiva com uma simbólica largada de balões, que fez as delícias dos mais novos.

Na ocasião, o Edil Trofense, lembrou ainda que “o nosso parque escolar está definido, estamos a dotá-lo das melhores condições para que as nossas crianças cresçam felizes e realizadas e para que amanhã, o nosso legado seja formarmos cidadãos capacitados e ativos, que façam a diferença, na Trofa, em Portugal, na Europa ou em qualquer parte do mundo”.

No dia seguinte, a escola abriu a toda a comunidade, para permitir que todos tivessem oportunidade de visitar o espaço e ver de facto, as mudanças profundas, materializadas na escola que 37 anos depois renasceu como a EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques do futuro.

Galeria
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T