Associativismo
ZURRA: O FESTIVAL DO BURRO, DA ARTE E DA ECOLOGIA ESTÁ DE REGRESSO À TROFA
25 de Setembro de 2019
0 comentários


6ª EDIÇÃO DA INICIATIVA TRAZ NOVAS ATIVIDADES E DECORRE A 29 DE SETEMBRO, NA VILA DO CORONADO

 

A ecologia, a arte e a natureza juntam-se para a 6ª edição do “Zurra – Festa do Burro 2019”, que está de regresso à Vila do Coronado, na Trofa. A iniciativa tem lugar no próximo dia 29 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, num ambiente campestre e informal onde se celebra o burro transmontano. Mas não só para burriqueiros se faz o “Zurra”: há música, yoga, arte e muita diversão para toda a família!

 

Em ambiente campestre, informal, em pleno habitat de três burros transmontanos e na terra do mestre Alberto Carneiro, a arte e a natureza unem-se para a sexta edição do “Zurra – Festa do Burro 2019”. A iniciativa, promovida pela Associação para a Proteção do Vale do Coronado (APVC), com apoio da Câmara Municipal da Trofa, conta com atividades para toda a família, e não descura a chamada de atenção para a necessidade de proteger a raça do burro transmontano.

 

Nesta sexta edição, o “Zurra” volta a apelar à dignificação do burro. A organização pretende levar o maior número de pessoas a fascinar-se pelo burro, a compreender a sua importância social, cultural, económica e ecológica, dadas as características terapêuticas e mesmo educativas deste animal. Os burros cativam pela sua tranquilidade, genuinidade, inteligência e forte personalidade.

 

Mas a aproximação com os animais não fica por aqui. Em parceria com o Canil Municipal da Trofa, que aloja, atualmente, mais de 100 animais, o “Zurra” contará com uma campanha de sensibilização e adoção responsável de cães/gatos, promovendo simultaneamente o respeito pelos animais.

 

Ao ritmo da Natureza, a iniciativa inclui diversas atividades pensadas para todas as idades. Pelas 10h30, terá lugar uma aula de Ashtanga Vinyasa Yoga, ao ar livre (e com os burros à espreita!). A aula será orientada pela professora Márcia Santos, da Yoguissima Porto. Os participantes devem levar roupa leve e tapete de yoga ou toalha-tipo-praia e contribuir com um donativo consciente (pode ser de 1 euro). A inscrição para esta atividade é obrigatória. Para isso, devem ser enviados o nome a localidade do participante para [email protected] .

 

A Arte também regressa ao “Zurra”, com uma exposição em modo “CortinhArte”, com instalações/obras de artistas plásticos convidados, que promovem diferentes perspetivas sobre Arte, Natureza e a Ruralidade. Esta temática envolve uma exposição de pintura de Humberto Santos, de Bougado, e de Fernando Duarte, do Coronado, bem como as instalações permanentes de Alberto Carneiro, Manuel Dias, Pascal Ferreira e Zulmiro de Carvalho.

 

A iniciativa integrará ainda uma homenagem ao escultor Manuel Dias, que conta com obras expostas nesta edição. Em destaque estarão também os jovens artistas do Coronado, graças a uma exposição das obras dos alunos da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, com pinturas e esculturas.

 

A sustentabilidade e mobilidade não é esquecida nesta edição, tendo, aliás, grande destaque. No local, a organização apela à prática eco-friendly, convidando a “boas ações, mais futuro”. Os visitantes podem trazer a sua caneca ou até o copo reutilizável. A organização apela ainda para a utilização dos transportes públicos e ao uso da bicicleta. Pode utilizar a estação de metro de Castelo da Maia, que fica a 5km do local do evento e estação de comboio de São Romão fica a 2,5km.

 

A música também não faltará à festa. Entre as 14h00 e as 18h00 haverá sessão DJing e concerto, à boleia da fragrância dos citrinos! O momento será apresentado por SLIMMY.

 

Durante todo o dia, haverá atividades lúdico-didáticas e jogos para os mais pequenos, como jogos de tabuleiro, aula/jogo de burro, mostra de associações, bancas com divulgação e comercialização de produtos e serviços que contribuem para um estilo de vida mais sustentável. Ao longo do dia haverá burros a pastar, exposições, ativismo eco-sócio-cultural.

 

A entrada tem o valor de 1 euro. O Festival encerra pelas 19h00.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T