Associativismo
MARIA ELISA DOMINGUES FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADORES NO FÓRUM TROFA XXI
14 de Fevereiro de 2020
0 comentários

PALESTRA TEM LUGAR A 17 DE FEVEREIRO, PELAS 21H00

No próximo dia 17 de fevereiro, pelas 21h00, o Rotary Club da Trofa, com apoio da Câmara Municipal e parceria da Liga Portuguesa Contra o Cancro, promove mais uma iniciativa do I Ciclo de Palestras Saúde & Educação. “Os cuidadores e a sua importância para a qualidade de vida dos doentes” é a temática em debate no Fórum Trofa XXI, que contará com Maria Elisa Domingues como palestrante. 

Depois do reconhecido médico e investigador Professor Doutor Manuel Sobrinho Simões ter trazido a temática da “Prevenção e Tratamento de Doenças e Doentes: Desafios da Sociedade no Século XXI” ao Fórum Trofa XXI, o I Ciclo de Palestras Saúde & Educação está de regresso.

A próxima iniciativa, promovida pelo Rotary Club da Trofa com o apoio da Câmara Municipal e em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, decorre pelas 21h00 e conta com Maria Elisa Domingues como palestrante. “Os cuidadores e a sua importância para a qualidade de vida dos doentes” será o tema em destaque.

Maria Elisa Domingues estudou na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Durante dois anos, ao mesmo tempo que estudava medicina, frequentava o Curso de Teatro do Conservatório Nacional. Estudou jornalismo numa das mais prestigiadas escolas francesas, o Centre de Formation des Journalistes, em Paris, e desde então desenvolveu uma longa carreira como jornalista de televisão. Entre 2009 e 2011 coordenou e apresentou o programa semanal Serviço de Saúde, da RTP1. Foi, por duas vezes, diretora de programas da RTP e a primeira diretora de programas da SIC. 

A par da carreira na televisão, Maria Elisa foi assessora de imprensa da primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo e desempenhou as funções de conselheira de imprensa da Embaixada de Portugal em Madrid, entre 1986 e 1988 e de Conselheira Cultural da Embaixada de Portugal em Londres, entre 2004 e 2006. 

Foi colaboradora regular da imprensa escrita, tendo publicado centenas de crónicas, reportagens e entrevistas, nomeadamente nos jornais Diário de Notícias, Público, Expresso e nas revistas Visão, Máxima, Elle e Vogue. Assumiu, ainda, o lançamento da revista Marie Claire em Portugal e criou e dirigiu o Serviço de Comunicação na Fundação Calouste Gulbenkian entre 1995 e 1998.

Em 22 de abril de 1989, foi eleita Comendadora da Ordem do Mérito pelo Presidente da República Mário Soares. Foi eleita deputada à Assembleia da República em 2002. 

Em janeiro de 2001 foi-lhe diagnosticada fibromialgia. É autora de vários livros, entre eles “Viver com Fibromialgia – A visão do doente e do médico” e recentemente “40 anos do Serviço Nacional de Saúde”.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T