Municipio
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA REDUZ UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS DE PLÁSTICO EM MAIS DE 85%
17 de Fevereiro de 2020
0 comentários

SÓ EM 2019, MUNICÍPIO UTILIZOU MENOS 5412 GARRAFAS DO QUE NO ANO ANTERIOR

É mais uma medida que se junta à contínua aposta na sustentabilidade e nas ações promotoras de atitudes ambientalmente responsáveis, desenvolvidas pelo Município da Trofa. Só em 2019, a Câmara Municipal reduziu a utilização de garrafas de água de plástico em 85,9%, valor que significa um impacto de menos 5 412 garrafas utilizadas no dia-a-dia dos serviços municipais.

Reduzir a utilização de garrafas de plástico é uma das mais recentes opções ambientalmente responsáveis assumidas pela Câmara Municipal da Trofa. Com o objetivo de contribuir positivamente para um menor impacto ambiental e ainda servir de exemplo aos Munícipes, a autarquia registou, em 2019, uma redução de 85,9% na compra e respetiva utilização interna de garrafas de água de plástico.

Comparativamente a 2018, em que utilizou cerca de 6300 garrafas de água de plástico, a autarquia registou em 2019 uma utilização de apenas 888 garrafas, o que significa uma impactante redução de consumo de 5 412 garrafas. Esta mudança justifica-se com a substituição das habituais garrafas de plástico por dispensadores de água comuns, bem como serviços de aguadeiro nos eventos da autarquia.

“É inevitável, enquanto Câmara Municipal, assumir um registo significativo de utilização de água, não só pelos serviços internos, que a necessitam, mas ainda pela agenda de eventos anual que implica uma utilização individual. Nesse sentido, e porque a responsabilidade ambiental é de todos, decidimos atuar naquilo que nos é possível contornar, nomeadamente na utilização de garrafas de plástico”, explica o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

“A utilização de aguadeiros nos eventos do Município, bem como dos dispensadores de água  nos serviços da autarquia, ou mesmo a utilização de garrafas de vidro durante reuniões de trabalho, que podem ser reutilizadas, é um passo importante numa mudança feita paulatinamente, mas que se quer prioritária”, acrescenta.

Esta redução assume ainda um resultado positivo nos cofres da Autarquia, já que significa, anualmente, uma poupança de 85,5% nos valores previstos no orçamento municipal para a aquisição de garrafas de água.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T