COVID19
UNIÃO EUROPEIA CRIA FERRAMENTA DE APOIO AO CAPITAL DE RISCO
29 de Abril de 2020
0 comentários
EMPRESÁRIOS VÃO PODER CONTAR COM UM NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO EUROPEU

Os empresários vão poder em breve contar com um novo modelo de financiamento europeu, particularmente útil durante a crise da COVID-19. O ESCALAR foi criado pela Comissão Europeia e pelo Fundo Europeu de Investimento e tem como objetivo capacitar os empreendedores para investir, tendo em vista a inovação, expansão e respostas às suas novas necessidades.

Esta nova abordagem ao investimento é desenvolvida em conjunto com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), que irá apoiar o capital de risco e o financiamento ao crescimento de empresas promissoras, permitindo-lhes ganhar dimensão na Europa e ajudar a reforçar a soberania económica e tecnológica da Europa.

A iniciativa contribuirá com um máximo de 300 milhões de euros a fim de aumentar a capacidade de investimento dos fundos de capital de risco e dos fundos de participações privadas, desencadeando investimentos até 1 200 milhões de euros, ou seja, quatro vezes o investimento inicial, para apoiar empresas promissoras.

A ESCALAR tem por objetivo apoiar o fecho dos fundos, avançando um máximo de 50% da dimensão do fundo. Visa tanto novos fundos destinados ao financiamento de empresas em fase de expansão, como fundos existentes que pretendam apoiar empresas de elevado potencial da sua carteira para continuar a ajudá-las a crescer.

O atual convite à manifestação de interesse para a ESCALAR é uma fase-piloto para 2020, cujo objetivo é que a ESCALAR, com base nesta experiência-piloto, se torne num instrumento financeiro europeu formal, como os instrumentos financeiros existentes a partir de 2020, no âmbito do próximo quadro plurianual (2021-2027). A análise e a seleção dos fundos são geridas pelo FEI.
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T