COVID19
25 MILHÕES DE EUROS PARA MEDIDAS DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO
29 de Abril de 2020
0 comentários
NOVAS MEDIDAS PRETENDEM APOIAR MAIS DE 2500 STARTUPS PORTUGUESAS

O Governo apresentou um total de sete medidas de apoio ao ecossistema de empreendedorismo, no valor de 25 milhões de euros, no âmbito do COVID-19. As medidas permitirão apoiar mais de 2 500 startups portuguesas, para que consigam superar as consequências da pandemia e retomar a sua atividade normal após este período excecional.

O conjunto das cinco medidas seguintes poderá representar, em média, 10 mil euros de apoio potencial para cada startup, nomeadamente:
- StartupRH Covid19 – apoio financeiro através de um incentivo equivalente a um salário mínimo por colaborador (até a um máximo de 10 colaboradores por start-up);
- Prorrogação Startup Voucher – prorrogação por 3 meses do beneficiário da bolsa anterior já atribuído (2 075 euros por posto de trabalho de empreendedor).
- Vale Incubação COVID 19 – apoio para startups com menos de 5 anos, através da contratação de serviços de incubação com base em incentivo de 1500 euros não reembolsável;
- Mezzanine funding for startups: empréstimo convertível em capital em capital social (suprimentos), após 12 meses, aplicando uma taxa de desconto que permita evitar a diluição dos promotores. Tickets médios de investimento entre 50 mil euros e 100 mil euros por startup.
- Lançamento de instrumento COVID-19 Portugal Ventures: lançamento de aviso (call) da Portugal Ventures para investimentos em startups, com tickets a partir de 50 mil euros. Iniciativa financiada através da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), Portugal Ventures e Imprensa Nacional – Casa da Moeda;

Neste contexto de pandemia, as startups podem ainda recorrer a dois apoios já em vigor e que foram adaptados para dar respostas mais efetivas:
- Fundo 200 milhões: coinvestimento com investidores privados em startups e scaleups portuguesas, com um mínimo público de 500 mil euros e máximo de 5 milhões de euros;
- Fundo coinvestimento para a inovação social: coinvestimento com investidores privados em empresas com projetos inovadores e de impacto social com um mínimo público de 50 mil euros e máximo de 2,5 milhões de euros.

Para informação mais detalhada consulte https://www.adcoesao.pt/content/apoio-ao-ecossistema-de-empreendedorismo .
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T