COVID19
1 MILHÃO DE EUROS PARA PROMOVER SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ECONÓMICA DO SETOR AGROINDUSTRIAL
30 de Abril de 2020
0 comentários
PROJETO “S4AGRO” PRETENDE QUALIFICAR AS PME’S DO SETOR
 
 
A Universidade da Beira Interior (UBI) vai liderar um consórcio que se destina à qualificação de pequenas e médias empresas do setor agroindustrial, para adoção de soluções inovadoras e sustentáveis que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular. O projeto “S4Agro” conta com o apoio de fundos da União Europeia.
 
O projeto “S4Agro” vai receber mais de um milhão de euros para promover a sustentabilidade ambiental, a salvaguarda de recursos, a segurança de processos e a sustentabilidade económica das empresas do setor agroindustrial. A Universidade da Beira Interior (UBI) vai liderar um consórcio que se destina à qualificação de PME’s do setor agroindustrial, para a adoção de soluções inovadoras e sustentáveis, que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular.
 
O projeto conta com o apoio de fundos da União Europeia e será desenvolvido em colaboração com outras cinco instituições de Ensino Superior portuguesas e uma associação do setor agroindustrial, e consiste no desenvolvimento de estudos em várias temáticas associadas à sustentabilidade dos subsetores da indústria da carne, hortofrutícolas, produtos lácteos e de padaria de todo o país, mas sobretudo nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, onde se localiza o maior número destas empresas.
 
Ao longo do projeto, as empresas vão ser apoiadas ao nível de boas práticas, na escolha e utilização de embalagens primárias e secundárias mais ecológicas e sustentáveis, bem como a cibersegurança, ou seja, a proteção do ambiente digital. Por outro lado, e intimamente ligada a questões associadas à economia circular, serão ainda identificados os fatores críticos associados à redução e valorização de desperdícios com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactos ambientais.
 
Pela utilização dos resultados do projeto, existe o objetivo de tornar as empresas mais competitivas e valorizadas através de boas práticas mais sustentáveis em termos ambientais, económicos e sociais, em mercados mais sofisticados.
 
O projeto “S4Agro – Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial” tem um financiamento superior a um milhão de euros, no âmbito do Compete 2020. O consórcio é composto pela UBI, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Associação do Cluster Agroindustrial do Centro. ?
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T