Atualidade
FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS DORES DE 8 A 18 DE AGOSTO
17 de Julho de 2020
0 comentários

TRADICIONAL ROMARIA COM PROGRAMA REDUZIDO, ADAPTADO AOS CONSTRANGIMENTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA

 

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores estão de regresso ao Município da Trofa entre os dias 8 e 18 de agosto. Este ano, devido aos constrangimentos causados pela pandemia, a celebração conta com um programa reduzido, dedicado exclusivamente ao caráter religioso da iniciativa.  

 

Ao contrário do que é tradição, a edição de 2020 das Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores não resultará em imagens da habitual concentração de milhares de pessoas, nem das cores e exuberância dos enormes andores, nem ainda das diferentes atuações musicais que marcam o convívio naquela que é uma mais importante Romarias organizadas no Município da Trofa.

 

Devido aos constrangimentos causados pela pandemia do novo coronavírus, e assente na responsabilidade cívica e social de manter as regras de distanciamento e higienização, as Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores decorrem com um programa reduzido e dedicado exclusivamente ao caráter religioso da iniciativa, entre os dias 08 e 18 de agosto.

 

À população, no entanto, não faltarão os momentos de celebração que unem os devotos. As festas arrancam no sábado, dia 08 de agosto, com a saída do andor de Nossa Senhora das Dores da Igreja Matriz, em cortejo automóvel pela cidade, pelas 21h00. Às 21h30 terá lugar uma Eucaristia na concha acústica, em frente à Capela de Nossa Senhora das Dores.

 

Entre os dias 9 e 15 de agosto (domingo a sábado), haverá septenário em honra de Nossa Senhora das Dores, pelas 21h00. Também no sábado, dia 15, há sessão de fogo-de-artifício pela meia noite.

 

No domingo, dia 16, há Eucaristia na Igreja Nova pelas 08h30. Às 11h00 tem lugar a Missa Solene em honra de Nossa Senhora das Dores.

 

No dia 17, pelas 08h30, a Capela de Nossa Senhora das Dores é o palco da Eucaristia pelos Benfeitores das Festas.

 

No último dia de romaria, 18 de agosto, há Eucaristia pelas 08h30 na Capela de Nossa Senhora das Dores.

 

Por indicação da DGS – Direção Geral da Saúde, é garantido que o fogo de artifício é lançado suficientemente alto, para que seja visto de diferentes zonas da cidade, evitando o aglomerado de pessoas junto aos locais de lançamento. Para garantir a segurança de todos, as cerimónias irão decorrer no exterior da Capela, ao ar livre, no Parque Dr. Lima Carneiro. É obrigatório o uso de máscara.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

 

As Majestosas Festas em honra de Nossa Senhora das Dores são um marco na história do concelho da Trofa e centram-se na Capela de Nossa Senhora das Dores, que tem mais de 250 anos.

 

Dada a devoção do Abade Inácio de Morais Sarmento Pimental por Nossa Senhora das Dores, surgiu a ideia de construir uma pequena Capela em sua honra, num lugar ermo e inculto, conhecido por Monte da Carriça, hoje Parque Nossa Senhora das Dores. Tudo isto aquando da tomada de possa da paróquia de S. Martinho de Bougado, pelo referido Abade, em outubro de 1750.

 

Assim, foi há mais de dois séculos, em 1766, que teve início a história do Santuário da Virgem das Dores, popularizada mais tarde por Nossa Senhora das Dores da Maia, já que à data, a paróquia de S. Martinho de Bougado fazia parte da Terra da Maia.

 

Uma vez concluída a obra e depois da inauguração da Capela, tiveram início as festividades daquela que se tornaria no decorrer dos anos, a mais concorrida e pitoresca romaria da região.

 

Deste então, a cada ano, uma (ou duas) das dez aldeias da freguesia de S. Martinho de Bougado são chamadas para organizar as Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores que decorrem sempre durante o mês de agosto.

 

A cada ano existe uma Comissão de Festas eleita que organiza o programa e fica responsável pela angariação de fundos para custear as respetivas atividades.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T