INICIATIVA DECORRE DE 16 A 22 DE SETEMBRO, ESTE ANO SEM ATIVIDADES, DEVIDO AO COVID-19
Entre 16 e 22 de setembro assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade 2020, este ano com o tema central “Emissões Zero, Mobilidade para todos”. A Trofa é um dos Municípios aderentes, destacando-se neste âmbito por projetos locais como a implementação de ciclovias e a disponibilização de bicicletas urbanas e trotinetes elétricas.
“Emissão Zero, Mobilidade para todos” é o tema da Semana Europeia da Mobilidade 2020, que este ano decorre entre 16 e 22 de setembro. O tema reflete o ambicioso objetivo da União Europeia de ser o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050, tal como estabelecido por Ursula von der Leven.
A Trofa é um dos Municípios aderentes à iniciativa, destacando-se neste âmbito pela adoção de medidas permanentes no seu território. Entre elas, estão a implementação de novas ciclovias, como os Projetos de Rede Ciclável da Trofa e do Coronado e a extensão das existentes; a criação de infra-estruturas para estacionamento de bicicletas; áreas de semi-pedonalização (trânsito condicionado); implementação de novas paragens de transporte público e medidas de acalmia e ordenamento de tráfego através da criação de zonas de redução de limite de velocidade e redefinição da utilização do espaço público.
Nesta linha, o Município tem ainda preparado planos de ação de mobilidade sustentável e implementado equipamentos públicos gratuitos pelo concelho, como as Bicicletas Urbanas da Trofa e as Trofinetes, com lançamento previsto para breve.
Com este tema específico pretende-se dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva. Apesar das diferentes condições climáticas, geográficas e socioeconómicas nas áreas urbanas da Europa, é possível a tomada de medidas para promover a neutralidade carbónica em meio urbano e a mobilidade inclusiva.
A Semana Europeia da Mobilidade 2020 tem como objetivo incentivar as pessoas e as autoridades locais a tomarem medidas que permitam alcançar, a longo prazo, o objetivo de um continente neutro em termos de carbono.