Atualidade
TROFA ASSINALA MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
14 de Outubro de 2020
0 comentários

MUNICÍPIO CONTA COM 20 ESPAÇOS NA SUA REDE DE BIBLIOTECAS LOCAL

 

O Município da Trofa volta a associar-se à celebração mundial do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, iniciativa promovida pela International Association of Shcool Librarianship. Este ano, apesar da inexistência de celebração nos moldes habituais, terão lugar algumas atividades pontuais nas Bibliotecas Escolares do concelho.

 

A celebração mundial do Mês Internacional da Biblioteca Escolar decorre em outubro, mês em que também se assinala o Dia Nacional da Biblioteca Escolar (26 de outubro). A data surge como uma oportunidade para as Bibliotecas Escolares de todo o mundo darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.

Em 2020, o tema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares é “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar” com a Biblioteca Escolar, e baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade. Questão central na atualidade, o tema leva-nos a refletir sobre a relação entre o conhecimento e a construção de uma visão holística do ser humano no mundo.

A Trofa conta com 20 bibliotecas integrantes da Rede de Bibliotecas do Município, incluindo a Biblioteca Municipal, localizada na Casa da Cultura. Recentemente, e dando resposta a alguns constrangimentos causados pela pandemia, a Biblioteca Municipal lançou os serviços “Pergunte ao Bibliotecário” e “Entrega de Livros ao Domicílio”, em que os munícipes podem, respetivamente, esclarecer dúvidas e efetuar pedidos de informação via e-mail, bem como receber em casa, de forma gratuita, mais de uma centena de livros disponibilizados pelo espaço cultural.

Assumindo a missão de servir a comunidade, a Biblioteca Escolar é convidada a celebrar neste mês os caminhos que vai descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a International Association of School Libraries lança os habituais projetos de troca de marcadores de livros entre escolas de diferentes países, com a opção de realizar estas trocas por correio ou virtualmente – e propõe algumas atividades a desenvolver.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T