Municipio
TROFA RECEBE SELO DE COMUNIDADE PRÓ-ENVELHECIMENTO
16 de Outubro de 2020
0 comentários

RECONHECIMENTO FEITO PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES DISTINGUE BOAS PRÁTICAS DO MUNICÍPIO NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

 

A Câmara Municipal da Trofa foi distinguida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com o selo “Comunidade Pró-Envelhecimento”. A distinção reconhece as boas práticas da Autarquia Trofense, liderada por Sérgio Humberto, nas políticas e programas que fomentam envelhecimento saudável e apoiado no Concelho.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses distinguiu o Município da Trofa com o selo de Comunidade Pró-Envelhecimento, um reconhecimento atribuído pela implementação de políticas, programas, planos estratégicos e práticas com o compromisso de promover o envelhecimento saudável e positivo ao longo da vida.

“É fundamental estimular e trabalhar a força do capital humano que cada geração traz, especialmente a geração sénior. Esta é uma parte da população que constitui a força e a grandeza de uma sociedade coesa, inclusiva, saudável e segura, e na qual a Câmara Municipal da Trofa continuará a apostar através das suas políticas e iniciativas”, afirma o Presidente da Autarquia, Sérgio Humberto, que defende também que “este investimento orientado para os mais velhos é um dever da nossa comunidade, não só em reconhecimento do muito que estes Trofenses já contribuíram para o desenvolvimento do nosso Concelho, mas sobretudo porque cuidar dos nossos, cuidar de quem já tanto cuidou de nós é para nós um valor e um princípio fundamental ”.

O esforço da Edilidade em prol da melhoria de vida dos seus habitantes mais velhos tem-se revelado uma prioridade da Câmara Municipal, que nos últimos anos tem apostado em iniciativas como a criação do Cartão Diamante (com acesso a descontos em serviços e aquisição de bens no comércio e empresas locais), o serviço de teleassistência domiciliária, o desporto, a natação e as colónias balneares seniores, o passeio anual sénior, as atividades do Centro Comunitário Municipal da Trofa ou ainda a segurança sénior, iniciativa que envolve um acompanhamento de proximidade à população mais idosa do Concelho, através da Policia Municipal.

De referir ainda que, nesta fase de pandemia, a Câmara Municipal da Trofa assegurou ainda acompanhamento a inúmeros seniores sem retaguarda familiar, através da sua rede de voluntários do Banco Local de Voluntariado, bem como apoios financeiros pontuais para casos de urgência, tendo ainda conseguido avançar com a realização de testes de Covid-19 aos utentes de todos os lares do Concelho, custeando 50% do valor deste investimento a par do Grupo Trofa Saúde Hospital que custeou os restantes 50%.

Em paralelo os seniores da Trofa estão envolvidos em projetos como grupos corais, grupos de cavaquinhos, diversos ateliers e a Biblioteca ao Domicilio, em que é estimulada a leitura, sem necessidade dos leitores se deslocarem, e mais recentemente a Câmara Municipal da Trofa implementou o Atendimento Descentralizado, em que o Executivo Municipal da Trofa se desloca à diferentes Freguesias, sob marcação, para atender os munícipes, evitando assim deslocações dos mesmos, principalmente dos mais idosos, que têm menos mobilidade.

A Trofa é assim caso exemplar e de sucesso no que toca a tentar minorar o impacto do envelhecimento demográfico e amplificar os seus benefícios. Com este foco em mente, a Ordem dos Psicólogos Portugueses atribuiu no Dia Internacional do Idoso o Selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021” à Autarquia Trofense.

 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T