CONCELHO FOI AVALIADO E DISTINGUIDO PELA ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA, ONDE VÁRIOS ÍNDICES MUNICIPAIS FORAM DESTAQUE
São vários os fatores que influenciam a distinção de um Município pela Associação Bandeira Azul da Europa, com o Galardão Eco XXI. A dedicação da Trofa às medidas de âmbito ambiental continua a ganhar peso, tendo resultado no reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade ao nível municipal, com destaque para a mobilidade sustentável, a promoção da educação ambiental e ainda a qualidade e segurança dos serviços de água.
É já conhecida a avaliação do Município da Trofa na candidatura ao Galardão ECO XXI, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa. Pela primeira vez, o Município foi um dos concelhos distinguidos com o prémio, que reforça a aposta dos territórios na sustentabilidade.
O Município da Trofa integra a lista de Municípios com alcance de 69% na avaliação total, um resultado que conjuga avaliações de diferentes índices.
A Trofa destacou-se a nível nacional em nove indicadores, obtendo pontuações acima dos 80%.
Presente no Top Nacional do indicador Emprego, a Trofa alcançou 92% da pontuação disponível.
Já na Certificação de Sistemas de Gestão a avaliação cifrou-se nos 88%, bem como na Promoção da Educação Ambiental/EDA por iniciativa do Município, na Transparência, Digitalização e Conetividade e ainda na Gestão e Conservação da Floresta onde obteve 87% da pontuação disponível.
Em paralelo, no indicador Programas Escolares da FEE alcançou 85% da pontuação, na Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores atingiu os 82%, no indicador Saúde e Bem-Estar foi avaliado com 81% e na Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável alcançou os 80%.
O ECOXXI é um programa implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica. Em 2020, o ECO XXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas, Saúde e Bem-Estar.