Municipio
TROFA PREPARA PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO
12 de Abril de 2021
0 comentários

PROJETO JÁ ESTÁ EM CURSO E ENVOLVE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL

 

Já está em curso a construção de um Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação no Município da Trofa. A Autarquia viu aprovada uma candidatura a Fundos Europeus que permitirá suprimir as eventuais lacunas existentes no Concelho no âmbito da igualdade de género e da não discriminação, e que irá decorrer em várias fases.

Num investimento total de mais de 41 mil euros, dos quais 29 750 euros resultam de contribuição do Fundo Social Europeu, a Câmara Municipal da Trofa vai ter um Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação. O objetivo é suprimir as eventuais lacunas existentes no concelho no âmbito da igualdade de género e da não descriminação, temáticas que a Autarquia considera fundamental serem trabalhadas.

“Queremos ouvir a população, as organizações, a comunidade. A análise da igualdade de género e da não discriminação nos diversos setores da sociedade local Trofense nunca foi feita e é fundamental podermos construir esse estudo para trabalharmos o futuro, seja em iniciativas de sensibilização, seja em medidas de apoio, seja para conhecer e/ou alterar mentalidades”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

O projeto será implementado em várias fases. A primeira atividade, com a duração de 4 meses, consiste na elaboração de um diagnóstico do Concelho, que já está em curso, através do preenchimento de questionários. Estes questionários serão realizados interna e externamente, ou seja, preenchidos por todos os funcionários da Autarquia e ainda por uma amostra representativa do tecido empresarial do Concelho (órgãos dirigentes e colaboradores), bem como organizações sociais, organizações escolares e ainda a comunidade em geral.

Nesta fase, o objetivo é identificar e priorizar as necessidades da organização (Câmara Municipal) e do território em matérias alinhadas com os objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal + Igual.

Em fase posterior, a segunda atividade terá a duração de quatro anos, e consiste na elaboração do Plano para a Igualdade, definido após o trabalho de co-construção do diagnóstico, que permtirá chegar às medidas e às ações a implementar. A implementação e o relatório de execução do Plano para a Igualdade constituem assim a atividade 3.

A quarta atividade será realizada durante 14 meses e consiste numa avaliação do Plano, cuja divulgação será feita ao longo dos 22 meses do projeto.    

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T