Atualidade
TROFA REFORÇA APOSTA NA SUSTENTABILIDADE E NA DESCARBONIZAÇÃO
17 de Junho de 2021
0 comentários

Câmara Municipal da Trofa aprovou hoje diligências relacionadas com a implementação do projeto Porto Solar Metropolitano e aquisição de mais viaturas elétricas

 

No seguimento da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho último, a Câmara Municipal da Trofa aprovou hoje (17 de junho de 2021), em Reunião de Câmara mais uma etapa do Projeto Porto Solar Metropolitano que envolve vários municípios e entidades da Área Metropolitana do Porto e que vai permitir a colocação de sistemas fotovoltaicos (unidades de produção de autoconsumo – UPAC’s), em alguns edifícios municipais.

 

Para já, este projeto vai envolver o Aquaplace - Academia Municipal da Trofa e a EB1/JI de Finzes, diminuindo a fatura energética e aumentando a neutralidade carbónica, indo assim de encontro do estipulado na Resolução do Conselho de Ministros nº. 107/2019, que aprovou o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), adotando o compromisso nacional de alcançar a neutralidade carbónica em Portugal até 2050, a qual se traduz num balanço neutro entre emissões de gazes, com efeito de estufa e o sequestro de carbono pelo uso do solo e florestas.

 

Na mesma Reunião de Câmara Municipal foram ainda aprovadas as diligências para a aquisição de mais duas viaturas elétricas, com apoio financeiro do Fundo Ambiental em 50%, que se vão juntar às duas existentes e apresentadas à comunidade recentemente, num esforço de substituição da frota da Autarquia por veículos mais sustentáveis, representando um investimento total (4 viaturas) de 120 mil euros.

 

Ainda na linha da promoção da sustentabilidade e da angariação de investimento para o território está a decorrer o processo de instalação, na Freguesia de Alvarelhos, um Parque Solar, que vai abranger 30 ha, dos quais 10 ha serão reservados a painéis fotovoltaicos e 105m2 à estação. O espaço entre a área vedada e aquela utilizada pelos painéis é normalmente direcionada para atividades agrícolas, designadamente a polinização e apicultura. Todo o procedimento de licenciamento desta atividade é da responsabilidade da Direção Geral de Energia e Geologia.

 

Estes investimentos concorrem todos para a valorização nacional que engloba os seguintes pontos: metas europeias para descarbonização da economia, compromisso nacional sustentabilidade carbónica (rnc), metas pnec 2030; título reserva capacidade, acordo de paris e roteiro cidades neutralidade carbónica.  

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T