Atualidade
TROFA REFORÇA INVESTIMENTO NA SUSTENTABILIDADE E CRIA 168 NOVOS ESTACIONAMENTOS PARA BICICLETAS E DOCAS PARA BUT'S URBANAS E TROFINETES
25 de Agosto de 2021
0 comentários

REDE CICLÁVEL VAI CHEGAR AOS 13,5KM E VAI LIGAR VÁRIOS SERVIÇOS IMPORTANTES NO CONCELHO

 

A Câmara Municipal da Trofa continua a trabalhar em prol de um Concelho cada vez mais sustentável. Na linha da construção de três grandes Ciclovias no Concelho, a Autarquia volta a reforçar a aposta na utilização dos modos suaves. Ao todo, serão 74 os novos lugares para bicicletas comuns criados no território, bem como 94 novas docas para as Bicicletas Urbanas da Trofa e as Trofinetes.

 

Exponenciado pelas grandes obras em curso – Distribuidora 21 (Rede Ciclável da Trofa), Ciclovia Norte – Corredor Ciclável da Trofa e Ciclovia do Coronado, com um valor de investimento de mais de 6 milhões de euros, o potencial ciclável do Município da Trofa cresce a olhos vistos. Na construção da “Trofa do futuro”, o trabalho não para e traz mais um reforço na aposta na sustentabilidade: a criação de 74 novos lugares para bicicletas comuns.

 

Ao todo, para a zona norte da Trofa, estão previstos 14 suportes, que irão garantir 28 lugares de bicicletas. Concretamente serão 7 unidades junto à entrada lateral da Escola Professor Napoleão Sousa Marques e 7 unidades junto à entrada lateral (zona de estacionamento automóvel) do Aquaplace.

 

No que toca à freguesia do Coronado, está prevista a colocação de 23 suportes de bicicletas, resultando em 46 lugares. Concretamente: 2 lugares junto à Biblioteca do Coronado; 2 lugares na Praça da Feira Nova (parte superior); 1 lugar no início do percurso na Rua do Gondão; 3 lugares junto à passadeira sobrelevada da Escola do Coronado e Castro; 3 lugares junto à passadeira seguinte, Escola do Coronado e Castro; 3 lugares junto à rotunda seguinte – cruzamento da Rua Costa com a Rua Escola C+S; 3 lugares junto à entrada do Parque Infantil; 3 lugares junto ao “Fitness” e 3 lugares no parque da interface ferroviária.

 

Mas a aposta da Autarquia no incentivo à utilização dos modos suaves não se fica por aqui. O investimento integra ainda a criação de novas estações de BUT’s (Bicicletas Urbanas da Trofa) e Trofinetes, com um investimento de 120 mil euros em equipamentos fixos e 70 mil euros em material circulante.

 

A zona do Coronado contará com 30 novas docas (Feira Nova – 6 docas; EBS Coronado e Castro – 12 docas; Interface São Romão – 12 docas). Por sua vez, a Zona Norte da Trofa contará com 64 docas (Fórum Trofa XXI – 6 docas; Parque Nossa Senhora das Dores – 12 docas; Alameda da Estação – 11 docas; EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques – 11 docas; Interface Trofa – 18 docas; Distribuidora Principal 21 – 6 docas).

 

Este alargamento significa uma extensão da rede de Bicicletas Urbanas (que incluirá também bicicletas elétricas) e Trofinetes, que permitirá a conexão com os principais equipamentos geradores de tráfego na zona central da cidade. Atualmente, a rede de modos suaves partilhados apenas pode ser utilizada no Parque das Azenhas.

 

A breve prazo, esta extensão da rede de ciclovias chegará assim a alcançar os 11 km’s, o Parque das Azenhas ficará ligado à Estação Intermodal da Trofa (Interface) e ao Fórum Trofa XXI ou à rotunda do Bombeiro Voluntário, passando pela EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, pela Alameda da Estação, e pelo Parque Nossa Senhora das Dores, a que se somam ainda os 2,5 km de ciclovia na Vila do Coronado.

 

Com este investimento a Trofa reforça a rede de ciclovias, aproxima serviços e várias zonas do Concelho, permitindo a circulação a pé ou de bicicleta de forma segura, confortável e rápida. Em paralelo o aumento do estacionamento para bicicletas e a criação de novos postos de disponibilização de BUT’s e de Trofinetes cria novas alternativas mais sustentáveis de circulação.

 

 


Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T