Atualidade
PEDRO CALDEIRA CABRAL TRAZ “SONS NO PATRIMÓNIO” À CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
03 de Setembro de 2021
0 comentários

DIA 10 DE SETEMBRO, PELAS 21H00, COM ENTRADA GRATUITA MAS COM OBRIGATORIEDADE DE LEVANTAR BILHETE/CONVITE

 

Promovida pela Área Metropolitana do Porto, a iniciativa “Sons no Património” regressa para a sua quarta edição. Este ciclo de concertos intimistas em lugares icónicos do património cultural dos 17 concelhos da AMP irá decorrer entre 3 e 11 de setembro, com Pedro Caldeira Cabral a apresentar-se na Capela de Nossa Senhora das Dores, na Trofa, no dia 10.

 

Pedro Caldeira Cabral atua pelas 21h00, na Capela de Nossa Senhora das Dores, assinalando a iniciativa da Área Metropolitana no concelho da Trofa. A entrada é gratuita, mas a inscrição e reserva de bilhetes é obrigatória para marcação de lugares, através do e-mail [email protected] . Os bilhetes devem ser levantados presencialmente na Casa da Cultura da Trofa, até sexta-feira, 10 de setembro, às 17h00, (horário: de segunda a sexta, das 09h00 às 17h00).

 

O ciclo de concertos “Sons no Património” dá início à programação da iniciativa MATER 17, promovida pela Área Metropolitana do Porto. Todos os concertos serão também gravados e transmitidos, posteriormente, online.

 

PEDRO CALDEIRA CABRAL

Pedro Caldeira Cabral nasceu em Lisboa em 1950. Iniciou a sua aprendizagem musical na infância em ambiente familiar, tocando flauta de bisel, guitarra clássica e cítara portuguesa. Mais tarde, estudou teoria musical, composição, história da música e música antiga, com os Professores Artur Santos, Jorge Peixinho. Pilar Torres e Santiago Kastner, entre outros.

 

Desenvolveu-se como compositor, com um estilo original próprio para guitarra solista, compondo também música de câmara para Teatro, Cinema e Bailado. Fundou e dirige os grupos La Batalla (1984) e Concerto Atlântico (1991) especializados na interpretação de Música Antiga em instrumentos históricos.

 

Em 1987, fundou e dirigiu o Centro de Estudos e Difusão de Música Antiga, apresentando as primeiras restituições modernas do Cancioneiro de D. Dinis, Cancioneiro de Estevão da Guarda e Cancioneiro de D. João Peres d'Aboim, entre muitos outros programas. Foi responsável pela direcção artística do Festival de Guitarra Portuguesa na Expo 98, em Lisboa. No âmbito da sua atividade de investigação organológica, a Ediclube publicou em 1999 o livro “A Guitarra Portuguesa”, de que é autor.

 

Em 2002 concebeu e apresentou a exposição “À Descoberta da Guitarra” no Museu Abade de Pedrosa, integrando o Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Nos anos de 2000 a 2010 dirigiu o Festival de Música Medieval de Carrazeda de Ansiães. Entre 2007/2012 dirigiu o ciclo de concertos “O Som das Musas” , em Vila Flor.

 

Da sua vasta e variada discografia, salienta-se a concepção e publicação de dezasseis CDs como solista de cítara portuguesa, para as editoras internacionais EMI, RCA, GHA, BMG, Fenn e para as nacionais Tecla, Orfeu, Radical Media, Foco Musical, Tradisom, Primetime, etc.

 

Prepara atualmente a publicação de um novo livro da sua autoria sobre os instrumentos tradicionais portugueses. Tem-se apresentado na qualidade de solista em inúmeros concertos nas principais salas e festivais da Europa, EUA, Hawaii, Turquia, Tunísia, Marrocos, Colombia, Brasil e China.

 

A sua discografia a solo inclui: Guitarras de Portugal, Tecla (1971); Encontros, Orfeu (1982); A Guitarra nos salões do século XVIII, Orfeu (1983); Pedro Caldeira Cabral, EMI (1985); Duas Faces, EMI (1987); Guitarra Portuguesa, GHA (1991); Momentos da Guitarra, Fenn, (1992); Variações, Mediem/WDR (1993) ; Musica de Guitarra Inglesa, BMG/RCA Classics (1998); Sons da Terra Quente, F M (2000) ;The Enchanting Modinhas and the English Guitar, Radical Media (2001); Memórias da Guitarra Portuguesa, Tradisom (2003), A Guitarra do Século XVIII, Tradisom (2003); Guitarra Diversa, Mastermix, (2004); Labirinto da Guitarra, PrimeTime, 2013 e Antologia, PrimeTime, 2013.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T