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EB1/JI DE BAIRROS E EB1/JI DE VILA DISTINGUIDAS PELO PROJETO “ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA”
14 de Dezembro de 2021
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DISTINÇÃO FOI FEITA PELA CONFAP, PELA LEYA E PELO PSICÓLOGO EDUARDO SÁ

 

O projeto Escola Amiga da Criança voltou a distinguir a educação que se pratica na Trofa. As Escolas EB1/JI de Bairros e EB1/JI de Vila foram premiadas na edição de 2021 da iniciativa, promovida pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), pela Leya e pelo psicólogo Eduardo Sá.

Escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar, é o que distingue as Escolas EB1/JI de Bairros e EB1/JI de Vila, que foram premiadas na edição de 2021 do projeto Escola Amiga da Criança. A iniciativa é promovida pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), pela Leya e pelo psicólogo Eduardo Sá.

A Escola EB1/JI de Bairros foi distinguida pelo projeto “Brincar com Jogos de Tabuleiro e de Mesa” e ainda com o projeto “O Tampinhas e a Rolhinhas”. O projeto “Brincar com jogos de Tabuleiro e de Mesa” envolve a família e o espaço escolar e foi criado para colmatar as limitações da pandemia, nomeadamente no que toca à diversão. Por ficarem tantas vezes circunscritas à sala de aula durante os intervalos, a Associação de Pais/EE pensou em disponibilizar jogos de tabuleiro, damas, xadrez, batalha naval, cartaz, puzzles, etc., que pudessem ser usados pelas crianças dentro da sala de aula. A iniciativa foi muito bem acolhida, e permitiu o envolvimento das famílias na recolha de jogos, que permanecem em uso exclusivo de cada turma, pelo menos em tempo de pandemia.

Por sua vez, o projeto “O Tampinhas e a Rolhinhas” surgiu da vontade da Associação de Pais em associar-se a dois projetos que envolvem Reciclagem, Sustentabilidade, Ação Social, Solidariedade, Direitos das Crianças, Proteção da Natureza e Cidadania Ativa. Em causa, os projetos “Operação Tampinhas” (da LIPOR) e o “Floresta Comum/green Cork” (da QUERCUS com o apoio do Continente). No âmbito do projeto da LIPOR, a escola recolheu tampinhas de plástico, entregando-as para reciclagem e utilizando o valor de venda na doação de equipamentos médicos, ortopédicos ou similares. Além disso, as tampinhas separadas serão posteriormente recicladas e utilizadas para a produção de novos objetos. No que diz respeito ao projeto da QUERCUS, a recolha de rolhas de cortiça não só motivou à envolvência na temática da reciclagem e proteção da natureza, como fez com que as crianças se envolvessem na plantação de árvores autóctones com o apoio de vários parceiros. Para melhor envolver as crianças nestas temáticas, surgiu ainda a criação de duas mascotes: o Tampinhas e a Rolhinhas.

A Escola Básica de Vila concorreu à distinção de Escola Amiga da Criança com dois projetos: Vila Solidária, em que os alunos têm oportunidade de ajudar crianças, a própria comunidade e animais através da recolha de donativos; e o programa educativo PETRIS – também distinguido em outubro com o Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania- no âmbito do bem-estar animal. Numa forma de envolver ativamente a comunidade, a PETRIS foca-se bastante nos animais acolhidos pelo Canil Municipal da Trofa. Nas salas de aula são propostos trabalhos relacionados com o Mundo, com as necessidades prementes e, apesar das limitações nos recursos tecnológicos, é operacionalizada a sua integração nos trabalhos e nas pedagogias educativas, aproveitando todas as suas potencialidades.

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