Municipio
COMUNICADO SOBRE AS NOVAS REGRAS EM TEMPO DE PANDEMIA – 11 DE NOVEMBRO
12 de Novembro de 2020
0 comentários

Car@s Trofenses,

Somos, uma vez mais, chamados a dar o nosso contributo ativo para combater a propagação da Covid-19 no nosso Concelho, na nossa região e no nosso país.

Em sequência do Estado de Emergência decretado a 6 de novembro e no seguimento das medidas estabelecidas pelo Conselho de Ministros Extraordinário de 7 de novembro, a Trofa está, por pressão da região onde está inserida, incluída no grupo dos 121 municípios, onde há "risco elevado de transmissão da Covid-19".

Estas novas regras exigem de todos nós, um esforço acrescido. Sabemos que ao evitarmos os convívios, ao limitarmos os contactos sociais ao nosso agregado, ao reduzirmos as deslocações ao essencial, ao usarmos a máscara, ao mantermos a distância física, ao higienizarmos frequentemente as mãos, ao praticarmos a etiqueta respiratória, estamos a dar um contributo fundamental para ultrapassarmos e vencermos esta pandemia.

Temos a consciência que estas medidas estão a provocar grandes dificuldades a muitas famílias e a muitas empresas, e por isso, temos em curso um investimento de mais de 600 mil euros, que estamos a canalizar para o auxílio a quem mais precisa, para a aquisição de equipamentos de proteção para as nossas escolas e para a população em geral, além do investimento efetuado em medidas de proteção e de salvaguarda da saúde de toda a nossa comunidade.

Nestes tempos de particular dificuldade, os Trofenses que necessitem de orientação e companhia podem recorrer à nossa linha de conforto psicológico, acessível no número de 252 403 690, ou que necessitem de resposta às suas necessidades mais prementes, podem recorrer à rede de apoio que criamos, direcionada para quem mais precisa, disponível através do número 968 815 144.

Em paralelo, e a pensar na nossa economia e na proteção dos nossos empresários e dos nossos comerciantes, e consequentemente das famílias Trofenses, adotamos medidas que favorecem a nossa economia e que não comprometem a nossa segurança, entre elas:

- A autorização de realização de feiras e mercados de levante no nosso território, desde que cumpridas as normas de segurança definidas pela DGS, possibilitando que produtores e comerciantes desta área, prossigam a sua atividade, garantindo o sustento das suas famílias, enquanto a nossa população tem acesso a produtos de qualidade.

- A autorização do alargamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos de comércio a retalho ou de prestação de serviços do Concelho da Trofa, nos limites definidos na lei, para estimular a economia do Concelho e evitar a aglomeração de pessoas no interior dos estabelecimentos nos horários mais procurados. 

- A redução dos impostos como a Derrama e o IMI (familiar) para 2021, para apoiar as nossas famílias.

- A isenção de taxas de esplanadas, até 31 de dezembro, para possibilitar a criação de condições de atendimento em restaurantes, bem como, outras iniciativas que oportunamente comunicaremos;

 

Mais do que nunca, precisamos uns dos outros.

Preocupa-nos particularmente a franja da população mais vulnerável, por isso apoiamos incondicionalmente os nossos seniores, com especial atenção às instituições residenciais para pessoas idosas do nosso Concelho, para quem a nossa disponibilidade e apoio tem sido constante.


Orgulha-nos a capacidade de adaptação das nossas escolas, com quem temos estado lado a lado, na aplicação das contingências que esta pandemia exige, de forma a tornar a escola um lugar efetivamente seguro.

Por fim, perante uma conjuntura que é difícil, particularmente para as pequenas empresas, apelamos ainda a cada um de vós, em reforço do espírito solidário que tão bem nos caracteriza, para que na hora de comprar escolham sempre o que é local.

Sejam atentos e proativos na prevenção e sigam rigorosamente os conselhos das autoridades de saúde pública.

 

Aproveitamos para desejar a tod@s um dia de S. Martinho muito feliz e em segurança

 

Juntos vamos vencer esta luta. Unidos somos mais fortes.

 

Um abraço!

 

O Presidente da Câmara Municipal da Trofa

Sérgio Humberto

 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T