CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS DORES

Em junho de 1766 deu entrada na Diocese do Porto o pedido para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, neste local que, na época, era designado por Monte da Carriça. A iniciativa, fundamentada na especial devoção que os moradores tinham pela Virgem, foi liderada pelo Abade Inácio de Morais Sarmento Pimentel.
A informação relativa à capela, construída nessa altura, é escassa, supondo-se que a mesma era de dimensão reduzida. Em 1879 foi totalmente reformada sob patrocínio do Comendador Manuel José Ribeiro, mais tarde distinguido com o título de Conde de São Bento.
O novo edifício foi delineado segundo um programa arquitetónico de capela de romaria, com fachada-torre e um balcão sobreposto ao portal principal, permitindo a celebração de missas campais nos dias da festividade. O templo, de planta em cruz latina, não sofreu alterações significativas desde então.
Esta capela, localizada no espaço mais simbólico do concelho da Trofa, é, ainda hoje, o elemento central das festas em Honra a Nossa Senhora das Dores, que se realizam no terceiro domingo de agosto. Excecionalmente, quando o terceiro domingo coincide com o dia 15 de agosto, as festas ocorrem no quarto domingo.

Outros Dossiers Temáticos
Publicidade
Vídeos
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores
Inauguração da Praça do Município da Trofa
BeLive2023