ONDE ESTÃO AS NOSSAS “FAMOSAS” MAMOAS?

RECENTE ENQUANTO MUNICIPIO, A TROFA TEM UMA HISTÓRIA QUE “VEM DE LONGE”, E QUE INCLUI POR EXEMPLO ANTAS E DÓLMENS ENCONTRADOS UM POUCO POR TODO O TERRITÓRIO

 

Tem sido tema de conversa e de interesse científico, ao longo dos anos, entre Trofenses de diferentes freguesias e estudiosos da área, tentar localizar vestígios de mamoas no território. Estas estruturas funerárias foram estudadas por autores como Martins Sarmento e o Abade Sousa Maia, mas as mamoas que investigaram não resistiram ao crescimento urbano, tendo acabado por desparecer. Mais recentemente, novos estudos e projeções indicam este tipo de presenças em São Mamede do Coronado e em Santiago de Bougado, mas só novos estudos e investigações mais aprofundadas poderão confirmar estas heranças do passado.

O território que hoje conhecemos como o Concelho da Trofa tem uma longa história de ocupação humana que remonta ao período pré-histórico. Os testemunhos desta era são de ordem material, ou seja, objetos e construções. Desses vestígios, foram poucos os que sobreviveram ao desenvolvimento urbano e à construção/melhoramento das vias de comunicação, como estradas e caminhos-de-ferro.

Os trabalhos realizados por estudiosos da área, nos finais do século XIX e inícios do XX, como Martins Sarmento e o Abade Sousa Maia, referem a existência de variados vestígios pré-históricos neste território. Entre as várias descobertas realizadas e documentadas por ambos os autores, destacam-se o achado dos machados de bronze na Aldeia da Abelheira, na Freguesia de São Martinho de Bougado e as várias antas ou dólmens encontrados um pouco por todo o território.

 

O QUE SÃO AS ANTAS OU DOLMENS?

 

As antas ou dolmens são estruturas funerárias coletivas, erguidas pelas comunidades agro-pastoris, há cerca de 7000 anos. Estas estruturas eram cobertas por potentes carapaças de pedra e/ ou terra, formando montículos artificiais arredondados visíveis à distância designados por mamoas, e continham no seu interior câmaras deposicionais compostas por grandes blocos de pedra. Além da inumação, poderiam servir também de referência territorial, devido à sua dimensão. A tradição de construção e utilização destes monumentos manteve-se pelos 3000 anos seguintes, sendo, contudo, os monumentos mais tardios de dimensões mais reduzidas e encerrando no seu interior pequenas cistas ou fossas.

A maioria das estruturas funerárias identificadas pelos autores referidos, situavam-se nas freguesias de São Martinho e Santiago de Bougado e Alvarelhos. Grande parte desapareceu, fruto do desenvolvimento urbano, não sobrando mais do que alguns materiais recolhidos das mesmas.

 

AINDA HÁ HISTÓRIA POR DESCOBRIR NA TROFA

Atualmente, temos conhecimento ou suspeita da existência de outras estruturas funerárias no território Trofense, embora apenas uma esteja confirmada, mas ainda por explorar e estudar, localizada em S. Mamede do Coronado, no lugar de Covelo. A provável existência de outras na Freguesia, é fundamentada pelas características do relevo no terreno e os vários achados de superfície de materiais contemporâneos destas construções.

No Plano Diretor Municipal da Trofa estão identificados mais dois lugares com provável mamoa, sendo que uma delas é também em S. Mamede do Coronado e outra em Santiago de Bougado, ambas ainda por confirmar e explorar.

Outros Dossiers Temáticos
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T