Reportagem
COMEMORAÇÃO DO 21º ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO MOBILIZOU TROFENSES

DO DESPORTO À CULTURA, AUTARQUIA PREPAROU UM CONJUNTO DE ATIVIDADES COMEMORATIVAS


Foram várias as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal da Trofa no âmbito da comemoração do 21º Aniversário do Município. Do desporto à cultura, convites à comunidade Trofense não faltaram, numa semana recheada de iniciativas.

O arranque do 21º Aniversário do Município fez-se no dia 14 de novembro, com mais uma ação integrada no Roteiro do Empreendedorismo 2016 – 2019. Desta vez a visita foi ao novo Centro Logístico do Grupo Vila Nova Carneiro, empresa nº100 visitada pelo Executivo Municipal.

Um dos momentos destaque da semana comemorativa foi o Seminário “A União Europeia, da Economia à Segurança: Desafios para o Futuro”, com o Professor Doutor Félix Ribeiro, um dos maiores especialistas portugueses de geopolítica e de prospetiva estratégica. A iniciativa, promovida em parceria com o Instituto de Defesa Nacional (IDN) decorreu no Auditório do Fórum XXI, que contou com casa cheia.

O Desporto também não faltou às comemorações, com a Caminhada que assinalou o Dia Mundial da Diabetes, que decorreu a 16 de novembro. A Academia Municipal da Trofa e o Parque das Azenhas foram o palco desta ação, que convidou a caminhar, ao convívio e a hábitos de vida saudáveis para prevenir e combater a Diabetes. A caminhada teve a parceria do ACES Trofa. No mesmo dia houve ainda tempo para o Espetáculo “Portugal na Eurovisão”, protagonizado pela Orquestra Ritmos Ligeiros da Trofa, no Auditório Fórum Trofa XXI.

Em semana de comemorações, a Autarquia aproveitou ainda para reforçar a identidade do Município com a colocação de um mastro de cerca de 30 metros, oferta da empresa Trofense Metalogalva – Grupo Vigent, na Rotunda da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, com uma bandeira da Trofa, de grandes dimensões. Dias antes, foi também colocada nos parques Nossa senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, “a marca Trofa”, lettering gigante que convida à interação com os transeuntes. 

Já a 17 de novvembro, foram muitas as iniciativas que convidaram os Trofenses a participar no Aniversário do Município. Pela manhã, o tradicional Passeio de Bicicletas Antigas juntou mais de 200 participantes, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. 

A tarde ficou marcada pelo Concerto pela Banda de Música da Trofa, no Auditório do Fórum XXI e pela Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso Lusófono da Trofa, que decorreu na Antiga Estação Ferroviária da Trofa e premiou a criatividade literária. 

Durante a tarde, decorreu ainda o concerto anual, e de encerramento de época, da Banda de Música da Trofa, no Fórum Trofa XXI.  Ao anoitecer, a Câmara Municipal assinalou o momento de inauguração da iluminação de Natal, associando o espírito natalício ao aniversário. 

Sem esquecer a vertente da cidadania, a Autarquia promoveu no dia 18 de novembro, ainda a iniciativa “Os autarcas vão à escola”, que decorreu na EB 1 do Cerro 1 e na EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques. O momento serviu para que os alunos pudessem colocar as suas dúvidas àqueles que são os representantes políticos em funções no seu concelho. No mesmo dia foram ainda entregues os Prémios de Mérito Escolar, numa cerimónia que decorreu no Auditório do Fórum Trofa XXI.

Em dia de Feriado Municipal, o hastear das bandeiras fez-se nos Paços do Concelho, num momento que contou com a participação da Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários da Trofa, do Coro da Universidade Sénior Rotary da Trofa e o Coro Vozes do Centro. O caráter religioso também não faltou à celebração, com uma Missa Solene que decorreu na Igreja de São Mamede do Coronado. 

O momento alto do dia fez-se no Auditório do Fórum Trofa XXI, com a Sessão Solene Comemorativa do 21º Aniversário do Município, que este ano homenageou os Escuteiros do Concelho, distinguindo o Agrupamento 94 – Trofa, o Agrupamento 447 – Santiago de Bougado, o Agrupamento 635 – São Romão do Coronado e o Agrupamento 1283 – Alvarelhos. A homenagem serviu como reconhecimento de todo o trabalho que os escuteiros desenvolvem em prol da construção de um mundo melhor.

Esta sessão incluiu igualmente um agradecimento público à família de Manuel da Costa e Silva (Neca Evaristo), pela cedência das suas miniaturas de edifícios icónicos do concelho ao património municipal. A Sessão Solene teve ainda a presença dos Meninos Cantores do Município da Trofa e do Coro da Universidade Sénior do Rotary Club Trofa, que abrilhantaram a cerimónia com o seu talento e entusiasmo. 

A tarde terminou com a tradicional vitela assada, no Parque Nossa Senhora das Dores, com animação do grupo musical “Sons e Cantares do Ave”.

Galeria
Outras Reportagens
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T