Reportagem
LUÍS MARQUES MENDES RECEBEU CHAVE DA CIDADE DA TROFA PELA SUA LIGAÇÃO INTRÍNSECA À CRIAÇÃO DO CONCELHO

Um dos mais emotivos e mais aguardados momentos da Sessão Solene Evocativa do 25º Aniversário do Município da Trofa, foi a homenagem e o reconhecimento dedicados ao Conselheiro de Estado, Luís Marques Mendes, considerado carinhosamente “Pai da Trofa”, pelo seu empenho e dedicação à causa da elevação da Trofa a Município.

 

Homem do Norte, com percurso governativo, mas com uma ligação sentimental à Trofa, Luis Marques Mendes foi homenageado a 19 de novembro de 2023, no dia em que a Trofa evocou a sessão da Assembleia da República que aprovou a criação do Concelho, com a Chave da Cidade, o mais alto reconhecimento do Município, num momento de grande emoção e de gratidão.

“Só estamos aqui hoje, porque entre várias pessoas, tivemos uma que teve um papel fulcral na criação do nosso Concelho. É uma honra para a Trofa ter uma relação umbilical a um cidadão altruísta, humanitário e filantropo como Luís Marques Mendes.”, salientou Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

Depois de anos de negociações políticas de um processo que reivindicou a atenção nos corredores da Assembleia da República e num período em que o País assistiu a uma revisão constitucional, à adesão ao euro e ao um referendo sobre regionalização, o processo da Trofa viu a luz do dia a 19 de novembro de 1998, com a criação da lei que resultou na independência administrativa do Concelho da Trofa.

Na Cerimónia que assinalou os 25 anos da Trofa, Marques Mendes agradeceu o reconhecimento e a importância de receber a mais alta condecoração concelhia e recordou um processo moroso, mas que chegou a um final justo. “Em primeiro lugar tenho de agradecer ao Presidente Sérgio Humberto e a todos os Trofenses por esta receção e homenagem. Olhando para trás, tomamos a decisão correta, na altura, este objetivo de ser Concelho, uniu a população, criou uma identidade. Cada um com diferentes ideologias políticas, mas todos com um objetivo comum, criar o Concelho da Trofa.”

No seu discurso de agradecimento, Luís Marques Mendes, não só recordou o passado, mas também enalteceu o presente, “A Trofa é exemplar na prática social, cultural, industrial. Nos últimos 10 anos, tem sido um Concelho empreendedor, com espírito criativo, dinamizador. Por tudo que referi, a Trofa tem ambição de vencer, de construir, de se afirmar. Já o era quando ainda não era Concelho. A ambição empresarial, a ambição de ser mais justo, a ambição de criar valores, o exemplo da Trofa deve ser multiplicado, o País deve olhar para a Trofa e copiar esta ambição.”

 

SOBRE O HOMENAGEADO

Luís Marques Mendes

Natural de Azurém, Guimarães, Luís Marques Mendes é licenciado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É advogado, comentador e ocupou vários cargos na administração de empresas. Com um longo percurso governativo foi Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares do X Governo, entre 1985 e 1987 (acumulando com as funções de porta-voz), foi Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XI Governo, entre 1987 e 1992, e Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro do XII Governo, entre 1992 e 1995. 

Em 1998, Luís Marques Mendes era Presidente do Grupo Parlamentar do PSD e, foi nessa condição que recebeu a alcunha de “Pai da Trofa”, tendo contribuído para que o Concelho da Trofa fosse objeto de discussão na Assembleia da República.


Galeria
Outras Reportagens
Dossier Temático
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T