Reportagem
TROFA COM GRANDES OBRAS EM CURSO NO VALOR DE 15 MILHÕES DE EUROS

EMPREITADAS VÃO DEIXAR MARCA NA REQUALIFICAÇÃO URBANA E NA APOSTA NA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO

 

Transformação é o conceito que traduz o momento que o Município da Trofa atravessa, no que à requalificação urbana e à mobilidade sustentável e descarbonização diz respeito. Em curso, estão neste momento grandes obras que prometem dar nova vida a diferentes espaços do concelho: a Ciclovia Norte, a Distribuidora 21, o Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado, a Praça da Escola Secundária e, claro, aquele que será o emblemático edifício dos Paços do Concelho.

O momento é de transformação e o pano de fundo tem um nome: Paços do Concelho. O emblemático edifício que servirá como estrutura física da Câmara Municipal da Trofa, um sonho dos Trofenses com mais de duas décadas, cresce a olhos vistos e começa a afirmar-se como a maior marca de uma nova vida para o Concelho da Trofa.

Os Paços do Concelho representam um avultado investimento, que ascende aos 8,9 milhões de euros, e que vai complementar a nova centralidade já iniciada com a requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e com a construção da Alameda da Estação, projeto que será posteriormente complementado com a Praça do Município.

Na verdade, são várias as grandes obras que estão de momento em curso no Município. Desde logo a Distribuidora 21- Rede Ciclável e Pedonal da Trofa, uma nova via que irá ligar a Rotunda do Bombeiro à zona do Hospital da Trofa, e que se assumirá como fundamental no descongestionamento do trânsito na EN14 e na EN104, no acesso ao centro da cidade da Trofa.

Com este novo eixo, a Câmara Municipal vai também facilitar a mobilidade entre o concelho da Trofa e o concelho de Vila Nova de Famalicão, dada a carga crescente de tráfego entre as duas cidades e a A3, através da EN14 e da EN104, acrescido do constrangimento de tráfego no núcleo central urbano da cidade. A obra, a cargo da Autarquia, representa o investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e tem financiamento de fundos europeus a 85%. Este projeto, contemplará igualmente a construção de uma ciclovia segregada de natureza bidirecional e ainda zonas de circulação pedonal.

A aposta na mobilidade sustentável e na descarbonização estende-se à empreitada da Ciclovia Norte, também designada Corredor Ciclável da Trofa. Este corredor vai ligar a Interface Ferroviária ao Parque das Azenhas, passando pela Escola Professor Napoleão Sousa Marques e pelo Aquaplace – Academia Municipal da Trofa, num investimento de cerca de 950 mil euros, comparticipado pela União Europeia.

A freguesia do Coronado também é destaque nesta aposta ambiental. A decorrer está também a empreitada do Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado, numa nova fase que envolve a Rua Dom Afonso Henriques e a Rua Bartolomeu Dias, em São Romão do Coronado. Com toda a intervenção adjacente à construção do Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado, que está a criar uma rede ciclável e pedonal, unindo a Praça de Feira Nova, em S. Mamede, à Estação Ferroviária, em S. Romão, a Vila do Coronado vê concretizado o mais avultado investimento da sua história, no valor de 4 milhões de euros.

A mais recente empreitada a decorrer entre este conjunto de obras é a reformulação do espaço urbanístico envolvente à Escola Secundária da Trofa. A intervenção da Câmara Municipal, há muito desejada por alunos e pais, prevê a alteração do conceito da área envolvente à Escola Secundária através da criação de um “foyer” de entrada, como elemento de receção pedonal da comunidade escolar, bem como o redimensionamento e nova organização do parque de estacionamento, contribuindo para o descongestionamento viário da Rua Dr. António Augusto Pires de Lima.

A empreitada integra ainda a criação de uma “Praça da Escola”, como área de convívio exterior da comunidade, que permite a concentração na chegada e retoma dos alunos. Nesta reformulação será ainda criada uma estação de paragem de autocarros e introduzida uma lomba de redução de velocidade.

Outras Reportagens
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T